Justiça Eleitoral quer evitar poluição sonora

Você

Justiça Eleitoral quer evitar poluição sonora

Comarca avaliou todos os veículos de som contratados por candidatos às eleições

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

aA Justiça Eleitoral será mais rigorosa quanto à propaganda políti­ca sonora na comarca teutoniense. Os veículos dos con­dutores, que têm caixas de som e que foram contratados pelos candidatos, passaram por uma avaliação de poluição sonora.

Dos 74 profissionais cadastra­dos pelo Cartório Eleitoral, cinco não compareceram ao proce­dimento realizado ontem, na Associação da Água, no bairro Languiru. O trabalho foi acom­panhado pela juíza eleitoral Pa­trícia Stelmar Netto e o promo­tor Jair Franz.

Patrícia antecipa que a ideia é evitar as reclamações de polui­ção sonora durante os períodos eleitorais. Em acordo firmado com os candidatos dos cinco municípios que compõem a co­marca, em 11 de julho, o volume máximo é de 50 decibéis durante o dia e 45 à noite. O limite é ba­seado em uma norma federal.

A fiscalização será feita pelo Ministério Público Eleitoral com o apoio da Brigada Militar (BM). Os que descumprirem o acor­do terão o veículo apreendido e podem responder por crime am­biental. O promotor acrescenta que é a primeira vez que a co­marca intensifica esse trabalho neste período.

Restrições

A reunião realizada em me­ados de julho tornou flexível algumas situações. Os profis­sionais poderão trafegar a uma distância mínima de áreas con­sideradas de sossego – como hospitais e escolas –, mas em horário reduzido.

Conforme o chefe do cartório da 125ª Zona Eleitoral, Alexan­dre Medeiros de Castro, foi a maneira de chegar a um con­senso. As propagandas por meio de veículos equipados com som só podem ocorrer de segundas a sextas-feiras, das 8h às 22h.

Aos sábados, o horário per­mitido é das 8h às 17h. Nos do­mingos, esse tipo de mídia está proibido. A exceção é em dias de carreata.

Os condutores que não se cadastraram no Cartório Eleitoral estão proibidos de fazer esse tipo de trabalho. Caso sejam flagra­dos, terão os aparelhos sonoros apreendidos pela BM.

Outras Comarcas

A microrregião de Teutônia foi a única a realizar esse processo. Em Encantado, o uso desse tipo de propa­ganda foi limitado a algumas ruas centrais. Os outros seis municí­pios abrangidos pela comarca encantadense não farão publicidade sonora nas eleições.

A determinação é se­guida por Santa Clara do Sul, que pertence à Comarca de Lajeado. Nenhum dos candi­datos usará veículos equipados com som. Forquetinha e Marques de Souza reduziram o tempo. Os demais municípios se limita­ram a seguir as regras federais sobre o uso de carros de som.

Acompanhe
nossas
redes sociais