Região discute plano para a Copa de 2014

Você

Região discute plano para a Copa de 2014

A dois anos do evento, organizadores discutem estratégias de investimento

Por

aSeminário marcado para hoje mostra aos empre­endedores e comunidade de que forma a Copa de 2014 trará oportunidades à região nas áreas de negócio, turismo, segurança pública, capacitação e comunicações. O evento ocorre às 14h, na Associação Industrial e Comercial de Lajeado (Acil).

O Vale será a quarta região no estado a receber o seminário, promovido pelo Serviço Brasilei­ro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Vales do Ta­quari e Rio Pardo, numa articu­lação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT).

Serão realizadas três palestras práticas: a primeira sobre os de­safios e oportunidades, a segunda sobre cidades do interior e a ter­ceira com o radialista da Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto Denardin, que falará sobre a copa com um olhar jornalístico e turístico.

No evento será avaliado se a re­gião está interessada em se prepa­rar para a Copa. Se houver adesão, o Sebrae se ofereceu a criar uma plano de atuação para a Copa.

De acordo com a diretora re­gional da entidade, Liane Klein, em um segundo encontro com líderes regionais será discutido qual é o foco do Vale para a Copa e com qual seleção quer negociar. Toda a estratégia estará voltada para isso, tanto no turismo como na gastronomia.

Ela cita que a região tem mui­tas possibilidades de aprimorar seus setores e ser subsede, “mas antes precisa enxergá-las.”

O presidente da CIC-VT, Oreno Ardêmio Heineck diz que o Vale quer esse plano do Sebrae, mas precisa mostrar isso hoje à tarde. Ele salienta que microempresas são as que mais lucrarão com a Copa, por isso precisam estar mo­bilizadas.

“Hotelaria, confecção de lem­branças, setor de semijoias, guia turístico e gastronomia. Tantos ramos que podem se beneficiar”, menciona Heineck. Diz que a re­gião está parada no que se refere à mobilização e o seminário servirá para sensibilizar as pessoas.

Outros apoiadores

Ainda participam da articu­lação regional pró-Copa 2014 a prefeitura de Lajeado, o Clube Es­portivo Lajeadense, a Univates, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Ta­quari (Codevat) e a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

Experiência de dez copas

O radialista Pedro Ernesto De­nardin será o terceiro palestrante do dia, às 16h30min. Ele parti cipou de dez Copas e falará ao público sobre sua experiência no evento, cowmo jornalista e turis­ta, e de que forma ela pode repre­sentar oportunidades comerciais para a região.

De acordo com Denardin, a Copa não é só esporte, mas o maior evento do planeta. É a oportuni­dade de qualquer cidade se mos­trar ao mundo. Ele cita que os lí­deres regionais podem motivar a sociedade a participar do processo criando uma associação.

Cita que Lajeado tem um está­dio de futebol apropriado, mas questiona se há hotéis o suficien­te. “Isto é uma questão que todos precisam avaliar e se agilizar.” O radialista comenta a necessidade de analisar as três fases da Copa: o antes, dos investimentos; o du­rante, dos jogos; e o depois, da imagem e propaganda do país.

Programação

14h – Abertura

14h 15min – Copa do Mundo: Desafios e Oportunidades – Rodrigo Farina Mello, Sebrae/RS

15h – A Copa do Mundo em Cidades no Interior. Sarah Albrecht, Consultora Sebrae/SC

16h – Intervalo

16h 30min – A Copa do Mundo ao Olhar do Jornalista e Turista – Pedro Ernesto Denardin

Acompanhe
nossas
redes sociais