Com quatro décadas de história, a Venax Eletrodomésticos consolida sua posição no mercado através da inovação contínua. Graças à dedicação e ao esforço de seus profissionais, a empresa não apenas se mantém relevante no país, mas também ultrapassa as fronteiras, levando seus produtos inovadores e versáteis a conquistar o mercado internacional e atender às exigências do consumidor moderno.
A empresa que conhecemos hoje, fundada em 1º de maio de 1985 por Walter Bergamaschi, é o resultado direto do processo de recuperação judicial da antiga Metalúrgica Venax. No seu auge, a empresa chegou a empregar mais de 800 pessoas, consolidando-se como uma das maiores indústrias de Venâncio Aires na época. Com a expertise adquirida como contabilista, Bergamaschi conseguiu controlar a situação e reestruturar a companhia de forma bem-sucedida.
Hoje, a Venax segue sob a liderança dos filhos do fundador, Walter Bergamaschi Junior e Fabiana Bergamaschi. Com a responsabilidade de dar continuidade ao legado paterno, eles combinam a tradição da empresa com um olhar voltado para o futuro, apostando em inovações que atendam às necessidades dos clientes e reforcem o status da Venax como um ícone no setor.
Arquiteta de formação, Fabiana relembra um momento crucial na trajetória da empresa, a exposição do primeiro produto que ela mesma desenvolveu. Para a diretora-executiva, foi um verdadeiro divisor de águas. “Eu sempre soube que precisava arriscar. Quando cheguei, o cenário era dominado por cores neutras e ninguém ousava mudar”, conta. “Lembro da minha pesquisa sobre tendências na Europa, voltei para a empresa e introduzi novas cores sem pedir permissão a ninguém”.
Na primeira feira, a reação foi instantânea: “Uma mulher reclamou e outra elogiou. A controvérsia se repetiu, mas a lição veio logo depois. O Júnior retornou com um pedido gigantesco de Angola, que incluía as quatro novas cores do fogão. Foi ali que entendi, se eu não tentasse, continuaríamos invisíveis. Ao fazer algo diferente, finalmente seríamos notados”.
A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção
Cofundador, presidente e CEO da Netflix, Reed Hastings se une à especialista no mundo dos negócios Erin Meyer para falar pela primeira vez sobre a cultura que transformou a marca em um exemplo inigualável de criatividade e adaptação.
A partir de centenas de entrevistas com funcionários da Netflix e relatos nunca antes compartilhados, Hastings explica como seus princípios controversos fizeram da empresa um exemplo de inovação e sucesso global.
“Empreenda Melhor: 10 Dicas – Resultados na Prática”
De Rogerio Wink, reúne orientações objetivas baseadas na vivência de empreendedores e nas experiências do autor. A obra apresenta 10 dicas práticas sobre temas relacionados ao cotidiano de quem empreende, como relacionamento com clientes, resiliência, tomada de decisões, inovação e disciplina. O livro faz parte da série Empreenda Melhor, desenvolvida pelo Grupo A Hora, e é voltado tanto para quem está começando quanto para quem já atua no mundo dos negócios. CLIQUE AQUI
Entrevista
“Nosso foco está na produtividade e na inovação”
Como é o processo de vendas?
Junior – Tradicionalmente, o processo de vendas da Venax ocorria por meio de clientes varejistas. Após a pandemia, o e-commerce ganhou força, permitindo à empresa atuar diretamente com o consumidor final através de plataformas digitais. Essa mudança ampliou o alcance da marca, acelerou a resposta ao mercado e possibilitou o teste de novos produtos e cores diretamente com o público.
Qual é o principal produto e como a empresa assegura o retorno dos investimentos e mantém sua visão de negócios?
Fabiana – O fogão a gás é o principal produto da Venax, cuja trajetória de exportações teve início na década de 90, com foco estratégico no Mercosul. A empresa se destaca por seu planejamento rigoroso, no qual cada projeto é cuidadosamente avaliado para assegurar que esteja plenamente alinhado à sua visão de negócio e aos seus objetivos de longo prazo.
De que forma esta estabelecida a logística?
Junior – A Venax conta com uma logística mista para a distribuição de seus produtos. Para o transporte de insumos, a empresa utiliza seus próprios caminhões. Já a distribuição dos produtos acabados é feita por transportadoras terceirizadas ou, em alguns casos, as próprias lojas parceiras retiram.
Quais os planos para o futuro?
Fabiana – Estamos avançando com um importante projeto, a transferência para o Distrito Industrial de Venâncio Aires. A nova planta já foi desenvolvida, e as licenças ambientais e municipais foram devidamente encaminhadas. O novo prédio será moderno e amplo, permitindo a ampliação da capacidade produtiva e a criação de novas linhas de produtos. Nosso foco está na produtividade e na inovação. Estamos investindo fortemente em tecnologia e automação, com destaque para soluções em robótica e integração de dados.

