Um milhão de pessoas passaram pela Ponte de Ferro no primeiro mês após a reconstrução. A estimativa foi divulgada pelo diretor da Lyall Construtora, Roberto Lucchese. O resultado é calculado pela média entre horários com e sem movimento.
A obra foi liderada e custeada pela empresa, com apoio de organizações parceiras. Concluída em apenas 14 dias, foi inaugurada em 9 de junho. Devido à cheia histórica de maio, Lajeado e Arroio do Meio estavam sem conexão terrestre após a queda das duas pontes que ligavam os municípios, sendo elas a antiga ponte de ferro e a da ERS-130.
Na noite de terça-feira, 9, a câmara aprovou a proposta de concessão do título de Cidadão Lajeadense Benemérito para Lucchese. O projeto recebeu aceitação unânime do Legislativo.
Durante a análise da matéria, os vereadores reiteraram a importância da obra e outras ações para o desenvolvimento do município e reconhecimento em âmbito estadual, além da participação de outras empresas como a Altari Carrocerias, Tintas Nobre, Guinchos Sansão e o governo de Lajeado.