Com o objetivo de pensar sobre os eventos climáticos extremos que atingiram o Vale do Taquari, e desenvolver uma cultura orientada ao cuidado ao meio ambiente e à prevenção, o Grupo A Hora lança neste mês de julho, o projeto Educame – Educação Ambiental nas Escolas.
A iniciativa consiste em um livro e uma cartilha exclusivos, produzidos em parceria entre o publicitário e jornalista Gilberto Soares e equipes do Grupo A Hora. Os materiais estarão acessíveis a secretarias de Educação de toda a região. Os detalhes do projeto serão apresentados em eventos marcados para os dias 9, em Lajeado, e 11, em Encantado.
O livro será trabalhado em sala de aula, e a cartilha servirá como material complementar entregue aos alunos, com linguagem lúdica e interativa. A ideia é que os estudantes levem os materiais para casa e mostrem aos pais, para incentivar a criação de uma consciência coletiva em relação ao ambiente natural no Vale do Taquari.
Na escola
Diretor Editorial e de Produtos do Grupo A Hora, Fernando Weiss destaca que o Educame nasce a partir de tudo o que vem acontecendo no Vale do Taquari desde a enchente de setembro de 2023.
A partir desses eventos, que se repetiram em proporções ainda maiores em maio deste ano, o Grupo A Hora percebeu que a região como um todo precisa trabalhar melhor a temática das cheias, desde alertas e informações, até uma mudança cultural que esteja atenta à prevenção.
“Isso significa ir à escola, para dentro do plano pedagógico, para que a gente possa trabalhar uma cultura nova nas pessoas. Nenhum outro canal pode ser mais forte e assertivo do que a escola”, reforça Weiss. A iniciativa é baseada no trabalho feito em Blumenau, Santa Catarina, após a catástrofe climática de 2008.
“Buscamos criar um entendimento acerca do tema, para que, quando houver um alerta de enchente, de tempestade, de temporal, as pessoas estejam minimamente orientadas. Também para que, quando precisarem tomar alguma decisão acerca do tema, tenham uma base”, acrescenta Weiss.
Aprender no lúdico
Escritor do livro e da cartilha, Gilberto Soares ressalta que a constituição de 1988 já previa a educação ambiental nas escolas. “A nossa proposta pedagógica é introduzir esse tema de forma planejada e inédita nas salas de aula”, comenta. “No nosso entendimento, a educação tem que ser divertida. Então teremos desafios e jogos para professores e alunos”, completa.
Segundo Soares, a temática será trabalhada nos mais diversos contextos e alia fatos históricos para despertar o sentimento de pertencimento. “Esses eventos climáticos confirmam a importância de termos um entendimento da nossa participação, relevância, e influência como ser humano. Vamos buscar trazer para essas pessoas uma visão um pouco diferente sobre pertencimento”.
Relevância
Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini destaca a importância do projeto. “Educar para o enfrentamento aos desastres, para a compreensão de tudo o que nós estamos vivenciando, é fundamental”, afirma.
Cíntia ainda ressalta a necessidade de olhar para o futuro e preparar a comunidade para as mudanças. “O que a gente está vivendo agora, a temática do clima, não é novidade no mundo. Mas, até então, passava despercebida por muitos”.
Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto acredita que o projeto vai ao encontro das necessidades da região, de colocar em prática ações de educação e respeito ao meio ambiente.
O Projeto
A temática da educação ambiental será trabalhada nas escolas por meio de um livro e uma cartilha com linguagem simples, didática e lúdica, incluindo jogos e desafios.
LIVRO
A edição do livro “Educação Ambiental na Escola” tem a finalidade de difundir o tema nas instituições de ensino do Vale do Taquari, estimular sua introdução como disciplina curricular e enriquecer o conhecimento dos alunos.
CARTILHA
A cartilha “Pelas Trilhas do Meio Ambiente” tem a função de apoio ao livro e deverá disseminar o conteúdo, com ênfase em temas mais específicos às particularidades do Vale do Taquari. Será a ferramenta para uso dos alunos, na qual entrarão em contato com questões relevantes e características da região, abordando temas como:
- cursos d’água
- mata ciliar
- assoreamento
- enchentes
- vendavais
- estiagem
- adensamento populacional
- destino correto do lixo
- conterá um capítulo integral sobre Defesa Civil • o que é, como funciona e como acioná-la em emergências