Formação para guarda armada de Lajeado inicia em setembro

SEGURANÇA PÚBLICA

Formação para guarda armada de Lajeado inicia em setembro

Treinamento será ministrado por agentes da guarda municipal de Gravataí e servirá para preparar atuais agentes de trânsito de Lajeado para as novas atividades

Por

Atualizado terça-feira,
02 de Julho de 2024 às 17:00

Formação para guarda armada de Lajeado inicia em setembro
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Pouco mais de três meses após aprovação na câmara, a instalação da guarda armada municipal em Lajeado terá nova etapa em setembro com o começo do curso para formação dos profissionais aptos a exercerem todas as atividades da função, entre elas, o porte e manuseio da arma de fogo.

O treinamento será ministrado pelos agentes da guarda municipal de Gravataí, com experiência nas atividades e inclusive em formação para municípios conveniados. De acordo com o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, o contrato formal está em construção para que as aulas iniciem em setembro e permita ainda os trâmites para um concurso público que preencherá o restante das vagas. “A enchente de maio alterou o nosso cronograma e estávamos voltados para o atendimento das pessoas, por meio da defesa civil e até os agentes de trânsito trabalharam diretamente no controle do fluxo nas ruas e demais atividades”, explica.

LEIA TAMBÉM: Câmara de Lajeado aprova criação da guarda armada municipal

O chefe operacional do Departamento de Trânsito, José Gabriel Becker, explica que será preciso dividir os agentes em duas turmas para manter o serviço de fiscalização nas ruas enquanto outros participarão do treinamento. “São quase 900 horas de aula. Todos os agentes vão fazer, até para aprimorar o trabalho. Tem alguns que não querem seguir para guarda municipal armada e então farão só uma parte do treinamento”, especifica.

A projeção é de 46 guardas municipais em atuação na cidade de Lajeado, no primeiro momento.

O histórico

  • Executivo protocolou projeto em 19 de julho de 2023.
  • Grupo A Hora organiza debate sobre o tema na Câmara de Vereadores com a presença de autoridades locais e especialistas.
  • No final de 2023, após vários “pedidos de vistas” para análise mais aprofundada, o texto foi arquivado na câmara sem votação e com 15 emendas.
  • Em 19 de fevereiro, Governo solicitou o desarquivamento do projeto que passou a ser batido nas comissões permanentes e ganhou mais duas emendas, uma delas que “divide” os setores de guarda municipal e departamento de trânsito.
  • Após ser liberado nas comissões, o projeto foi aprovado na na câmara em 19 de março de 2024, com 13 emendas feitas por vereadores
  • Em junho de 2024 o governo de Lajeado encaminhou o treinamento para os futuros agentes com a guarda municipal de Gravataí

 

Acompanhe
nossas
redes sociais