Lajeado não para de construir

Opinião

Henrique Pedersini

Henrique Pedersini

Jornalista

Lajeado não para de construir

Na cidade mais populosa do Vale, a expressão crescer “tijolo por tijolo” faz ainda mais sentido. Casas, prédios, salas comerciais, condomínios, pavilhões industriais… os modelos de construções são os mais diversos. E por todos os bairros. Isso indica, sobretudo, a pujança econômica da cidade-referência na região.

Gerenciar as liberações para todos estes m² de construção cabe à secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana, liderada por Alex Schmitt. O advogado e empresário do ramo imobiliário, abdicou do cargo de vereador para integrar o governo e já fez alterações na rotina da pasta, alvo de críticas por arquitetos e construtores ao longo dos últimos anos em função da burocracia.

Em 2025, Lajeado emitiu 311 alvarás de construção. Destes 157 em fevereiro. No mesmo mês de 2024 foram 69 liberações. Nos chamados “habite-se” o salto é maior: de 74 ano no segundo mês do ano que passou para 248 em fevereiro de 2025.

Nos primeiros 59 dias desta temporada, o município autorizou mais de 66 mil m² de construção. Em todo 2024 foram 366,8 mil m² e a tendência indica um crescimento nos próximos meses. Lajeado constrói e, via de rega, para cima. O desafio está no que por vezes não se percebe. Como: mobilidade, esgoto, escoamento de água e outras demandas que se mostram cada vez mais urgentes.

Novidade no turismo de Encantado

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, intensifica a montagem da sua equipe de governo para a sua segunda gestão. Um dos nomes oficializados é o de Karina Mezzomo para secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.
A nova chefe da pasta tem experiência no ramo turístico. Além da graduação, ela trabalhou na Amturvales por um ano e meio e também administra o Hotel Hengu, de Encantado. Atualmente, a gestora cursa MBA em gestão pública.

Karina é de família tradicional de Encantado e com ligação histórica junto ao MDB, responsável pela indicação da nova secretária. Nas mãos da gestora, a missão de dar sequência a projetos intensos, especialmente com a inauguração do Cristo Protetor no dia 06 de abril, a consolidação do Boulevard Encantado e construção do Hotel Laghetto, entre outros empreendimentos.

Vereadores querem mais espaço

Em Lajeado o clima já foi mais amistoso entre a câmara e o governo. E o protagonismo para os vereadores nos debates importantes é a queixa em relação a prefeita Gláucia Schumacher. Alguns dos integrantes da casa correm o dedo na tela do celular e protestam que Gláucia não responde as mensagens via Whatsapp. E não são apenas oposicionistas.

A relação, por hora, estremecida foi evidenciada por Ana da Apama (PP), presidente da casa e colega de partido da prefeita. “O posicionamento da Gláucia com a câmara tem que mudar!” ou ainda “eu como presidente da câmara estou decepcionada com a prefeita Gláucia, espero que mude. E sim, se tiver que trancar projeto a gente vai trancar. A prefeita precisa entender que somos importantes” foram frases de Ana na sessão desta semana. Em tempo… nada que um telefone, um café no gabinete não resolva.

Acompanhe
nossas
redes sociais