Na vida como no esporte: liderar é simples, mas não é fácil 

OPINIÃO | RODRIGO ROTHER

Na vida como no esporte: liderar é simples, mas não é fácil 

Frequentemente estamos aprendendo coisas novas, revisitando conceitos, reforçando convicções

Por

Atualizado quinta-feira,
27 de Junho de 2024 às 10:17

Na vida como no esporte: liderar é simples, mas não é fácil 

Frequentemente estamos aprendendo coisas novas, revisitando conceitos, reforçando convicções. A leitura me acompanha nesse processo e tento ler materiais diversos, que tragam diferentes perspectivas. Nesse intuito, recentemente finalizei a leitura de um livro intitulado “Liderar é simples, mas não é fácil”. Me chamou a atenção o título pontual e direto e apostei dedicar a ele um tempo para aprender um pouco mais. Compartilho aqui algumas reflexões sobre estes aprendizados.

Liderar é simples. Problemas tem soluções e na maioria das vezes sabemos o que deve ser feito. Mas não é fácil, porque para as soluções serem implementadas enfrentamos resistências a mudanças, conflitos de interesses, divergências de opinião, impactos financeiros e toda a sorte de possibilidades que colocam o líder em uma posição crítica.

Obviamente meu intuito foi relacionar o tema com minha atividade profissional, que é o esporte, mas será que um livro de um soldado que chegou ao posto mais alto dos Seal, a elite da marinha americana, poderia me auxiliar nisso? Aí seguem os aprendizados: o tema liderança perpassa áreas de conhecimento. Ela está no ambiente militar, mas também escolar, político ou esportivo. Ela está presente nas relações com crianças, jovens, adultos e idosos.

O autor cita que na sua atividade profissional na marinha existem alguns comportamentos chave do líder como “só prometer o que pode cumprir”, “quando errar, assumir”, “ser sensato”, “ser confiante” e “fazer o que é certo”, mas percebo que no esporte como na vida estes comportamentos dizem muito de como é o caráter da pessoa. Então mais um aprendizado se expõe: o tipo de líder que você é está totalmente relacionado ao tipo de pessoa que você é. A liderança acontece pelo exemplo e, é este, que conquista ou coloca um fim na credibilidade do líder.

Por fim, ser um líder muitas vezes não é uma escolha, as circunstâncias o colocam nesta posição, principalmente em cenários de crise como estamos vivendo após a terrível enchente que nos assolou. Esteja apto a assumir uma posição de liderança, porque a sociedade está carente e precisando de líderes. Leia, estude, prepare-se e lembre: liderar é simples, mas não é fácil.

Acompanhe
nossas
redes sociais