Governo de Lajeado iniciou esta semana a preparação de um terreno de cerca de 3.000,00 m², localizado no bairro São Bento, onde serão construídas dez das 30 casas do Programa A Casa é Sua, do Governo do Estado. A área, que fica na rua Orlando Sieben, será um dos espaços destinados a garantir moradia digna e segura às famílias que perderam casas na enchente de maio.
As residências terão 44,33 metros quadrados de área construída, sala e cozinha conjugadas, banheiro e dois dormitórios, e serão feitas com painéis de concreto pré-fabricado, com fundação do tipo radier.
“É um momento muito importante, de estarmos dando início a estas obras tão relevantes e que permitirão logo adiante que as pessoas mais afetadas pelas cheias possam recomeçar suas vidas em uma casa digna, em um local sem risco de enchente. Estamos trabalhando muito para fazer nossa parte e agilizar ao máximo estas obras para que estas famílias que mais necessitam possam logo ocupar estes espaços”, disse o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo.
Como funciona
O programa A Casa é Sua, do Governo do Estado, na modalidade Calamidade, é executado na forma de convênio com o município. Lajeado fica responsável pela doação das áreas de terra destinadas ao projeto de construção, e o projeto arquitetônico e a execução das casas fica a cargo do Governo do Estado. As escavações para fins de construção das fossas sanitárias e eventuais ajustes nos terrenos, bem como instalação de canalização pluvial, também ficam sob a responsabilidade da prefeitura. Os terrenos foram definidos pela Secretaria do Planejamento (Seplan), que acompanhará, também, a execução das obras.
Além das dez casas a serem construídas no bairro São Bento, outras dez serão construídas em área de cerca de 3.000,00 m² no bairro Floresta, na Rua Raymundo Sieben. A Seplan está definindo a terceira área onde ficarão as dez casas restantes deste programa. Os beneficiários serão definidos após a publicação de um edital específico voltado à habitação.