Voluntários trabalham para a construção dos primeiros lares em Cruzeiro do Sul

Reconstrução

Voluntários trabalham para a construção dos primeiros lares em Cruzeiro do Sul

Movimento Reconstruir Cruzeiro do Sul e Rotary auxiliam com mapeamento de terrenos e doação de materiais de construção e mobiliários

Voluntários trabalham para a construção dos primeiros lares em Cruzeiro do Sul
Foto: Paulo Cardoso
oktober-2024

Voluntários e movimentos sociais deram um importante passo para a reconstrução dos lares em Cruzeiro do Sul. Em um trabalho conjunto, o Movimento Reconstruir Cruzeiro do Sul e o Rotary Club do município realizam o mapeamento das famílias que já possuem um local seguro para recomeçar e auxiliam com a doação de materiais de construção e mobiliários.

Quase dois meses após a catástrofe, as famílias cruzeirenses ainda aguardam uma definição sobre as terras destinadas à reconstrução, por parte do governo municipal e estadual. Sem poder contribuir com essa decisão, o Movimento Reconstruir Cruzeiro do Sul age em outra frente, mapeando as pessoas que já possuem terrenos seguros, a fim de doar materiais de construção para que elas possam construir o novo lar.

“A intenção é verificar entre as famílias que hoje não tem mais lares, cujas casas foram perdidas ou condenadas pela enchente, quais já tem o terreno disponível”, explica a representante do movimento, Alessandra Endler. Para tanto, o grupo criou um formulário online, que estará disponível até sexta-feira, 28, no Instagram. “Para nossa grata surpresa, das 130 famílias que já preencheram o formulário, 47 têm um local disponível”.

A partir deste levantamento, os voluntários verificam as condições do terreno, para garantir que o mesmo esteja acima da cota mínima de 34 metros, e se estão com a terraplanagem pronta. “Aqueles que se enquadram nestes pré-requisitos terão prioridade em receber os materiais de construção, por meio do Movimento”, explica Alessandra.

Aquisição de mobiliário

Em paralelo, o Rotary Club de Cruzeiro do Sul trabalha para adquirir o mobiliário, tanto para as famílias que vão construir os novos lares quanto para aquelas que já estão alocadas em casas de parentes e amigos. “Onde antes viviam quatro pessoas, hoje chega a ter 12. Então, auxiliamos com roupeiros, máquinas de lavar e outros móveis”, conta a presidente do clube, Jaqueline Kerber.

O cadastro das famílias é feito por meio de formulário, também disponível no Instagram do grupo. Mais de 800 cadastros já foram contabilizados. “Isso mostra a necessidade que as pessoas têm de serem ajudadas e quanto trabalho ainda temos”, comenta.

Com o auxílio dos Rotary Clubes de todo o país, Jaqueline conta que arrecada os recursos para investir em lojas da região, a fim de incentivar o comércio local.

Voluntários e doações

Além da aquisição dos móveis, o Rotary Club de Cruzeiro do Sul é um dos órgãos oficiais que auxilia o Movimento Reconstruir Cruzeiro do Sul por meio da arrecadação de valores. As contribuições são feitas pelo PIX rotaryclubdecruzeirodosul@gmail.com.

Voluntários interessados em contribuir podem entrar em contato com ambos os grupos. No momento, o Movimento está em busca de pessoas para ajudar com marketing e redes sociais, visando aumentar a divulgação de suas atividades.

Veja a entrevista completa sobre a construção dos primeiros lares

Acompanhe
nossas
redes sociais