Estado e Univates firmam parceria para mapeamento de conjuntos habitacionais

Trabalho conjunto

Estado e Univates firmam parceria para mapeamento de conjuntos habitacionais

Contrato prevê a validação de laudos técnicos de residências atingidas pelas enchentes

Por

Estado e Univates firmam parceria para mapeamento de conjuntos habitacionais
Crédito: Natália Nissen/Univates
Estado

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), assinou um contrato com a Univates para o trabalho de mapeamento de conjuntos habitacionais em municípios em situação de calamidade.

O contrato prevê a validação de laudos técnicos de residências atingidas pelas enchentes. A iniciativa faz parte dos esforços coordenados pelo Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução (EP2R), que inclui órgãos governamentais no assessoramento técnico para a reconstrução das áreas atingidas.

O EP2R é presidido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, com a supervisão dos gabinetes do governador e do vice-governador.


Mapeamento 

O objetivo do mapeamento é auxiliar a identificação de áreas de conjuntos habitacionais destruídas e adjacentes que serão incluídas no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) em municípios declarados em situação de calamidade pública nos vales do Taquari, do Jacuí, do Rio Pardo, do Caí e do Sinos, bem como nas regiões da Serra, Norte, Nordeste, Centro, Metropolitana e Sul. O foco é direcionado para os municípios.

Laudos técnicos

O contrato também prevê o desenvolvimento de um sistema para a submissão e revisão de laudos técnicos emitidos por empresas contratadas pelo governo do Estado.

A Univates organizará pacotes de até 200 unidades habitacionais, com base no mapeamento das áreas atingidas e das famílias que se enquadram na faixa de renda fornecida pelo EP2R. Os municípios são responsáveis pelo cadastramento das demandas de infraestruturas viárias (pontes e estradas) que necessitam de laudos técnicos.

De acordo com o titular da Sedur, Rafael Mallmann, a parceria do governo do Estado com a Univates é uma iniciativa importante para a reconstrução das áreas atingidas pelas enchentes.

“Nosso objetivo é oferecer um suporte técnico fundamental para dar subsídio aos municípios no processo de elaboração dos planos de trabalho, já que é através desses planos que se torna possível a solicitação de recursos para reconstrução das casas”, destacou.

Acompanhe
nossas
redes sociais