“É preciso olhar o contexto de negócios com uma visão global, ampla”

abre aspas

“É preciso olhar o contexto de negócios com uma visão global, ampla”

Lidiane Pretto, 42, natural de Encantado, é graduada em Administração de Empresas com MBA em Gestão Exponencial, possui mais de vinte anos de experiência profissional em diferentes áreas, incluindo saúde e construção, atuando em cargos operacionais e de gestão e como treinadora de equipes. Lidiane foi convidada para participar de um capítulo do livro “Negócio 360º - Tudo o que você precisa saber para transformar suas ideias em lucro”, livro este que possui 31 participantes que compartilharam seus aprendizados e ferramentas para auxiliar o crescimento de quem quer empreender

Por

“É preciso olhar o contexto de negócios com uma visão global, ampla”
Foto: Arquivo pessosal
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Como surgiu o convite de fazer parte deste livro?

O convite de fazer parte da obra coletiva foi um desafio proposto em março de 2023 em São Paulo, pela Rosely Boschini, que é CEO da Editora Gente, durante um encontro presencial do Tittanium, um grupo de empreendedores e empresários no qual eu faço parte, liderado pela Fernanda Tochetto.

O que aborda o seu capítulo?

Meu capítulo aborda a gestão organizacional na prática com uma visão ampla do negócio, os desafios vividos pelos empreendedores e pela equipe e as consequências da falta de gestão nos negócios, as estratégias para estes desafios, técnicas e ferramentas para potencializar resultados, a importância de saber onde a empresa está, aonde quer chegar e o que precisa ser feito para alcançar seus objetivos.

O que apresento nele faz parte da minha trajetória, vivência intraempreendedora e experiência por ter atuado nos níveis operacional, tático e estratégico de empresas de diferentes segmentos, incluindo saúde e construção.

O conteúdo do capítulo faz parte de um método que eu desenvolvi e está transformando empresas de diferentes segmentos, assim como, negócios de profissionais da área da saúde, pelo fato de trabalhar a gestão de modo que as pessoas saibam o que, como e quando fazer.

Alguns conselhos que você daria para aqueles que querem transformar suas ideias em negócios?

Para transformar suas ideias em negócios é muito importante a pessoa se conhecer e se desenvolver, fazer networking, conhecer pessoas e modelos de negócios, fortalecer o seu CPF para construir um CNPJ forte. É preciso olhar o contexto de negócios com uma visão global, ampla.
Ao pensar produtos ou serviços, sempre colocar o cliente no centro e focar na solução do problema ou necessidade que o cliente apresenta. Os resultados são consequência. Fazer um Mínimo Produto Viável (MVP), para testar e validar sua ideia, para identificar se o produto ou serviço realmente soluciona o problema do cliente e se há necessidade de alguma adaptação antes de lançar no mercado.

Que desafios a prática da gestão organizacional expõe que a teoria não contempla?

A prática da gestão organizacional apresenta o que realmente funciona, o que é possível e o que não é possível de ser implementado nos negócios, conforme a realidade e a necessidade de cada empresa, conhecer a realidade de cada negócio, identificar o que realmente está indo bem e o que precisa de melhoria, identificar a melhor forma para traduzir os objetivos do empreendedor, a fim de que a equipe entenda, se engaje e faça o que precisa ser feito, identificar as atividades essenciais e onde é necessário colocar esforço inteligente, focar no que é relevante para o negócio.

Acompanhe
nossas
redes sociais