“Temos que dar resposta imediata a esse povo”, afirma Lula

Vale do Taquari

“Temos que dar resposta imediata a esse povo”, afirma Lula

Em visita ao Bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, presidente reafirmou a necessidade do poder público reconstruir as moradias em locais seguros

Por

“Temos que dar resposta imediata a esse povo”, afirma Lula
Crédito: Mateus Souza
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Pela quarta vez no estado desde os eventos climáticos, o presidente Lula esteve, no início da tarde desta quinta-feira, 6, em Cruzeiro do Sul, no bairro Passo de Estrela, para ver de perto o cenário de destruição que representa o Vale do Taquari.

Ao caminhar pelos escombros ao lado de ministros e da imprensa, o presidente conversou com moradores atingidos pelas cheias, que relataram, além da necessidade de moradias, a situação de creches e postos de saúde.

Lula garantiu que, assim que o local para a reconstrução de moradias for definido e os terrenos preparados, as casas serão construídas. “Quando a natureza fez o mundo, esse lugar era reservado para a água. Nós humanos ocupamos isso aqui sem saber muitas coisas e agora a natureza nos alertou. Temos que procurar um lugar muito seguro para construir a casa dessas pessoas”.

O presidente ainda reforçou que o governo vai garantir habitações de qualidade para devolver a vida com dignidade aos gaúchos, e pediu paciência. Em resposta ao repórter Rodrigo Martini, Lula falou sobre o trabalho realizado para encarar a burocracia, liberar auxílios e manter a responsabilidade em construir novas moradias nas áreas de risco.

Durante a semana, ele realizou uma reunião com o superintendente da Caixa e do Banco do Brasil do Rio Grande do Sul, quando fez um apelo para facilitarem a aquisição de recursos. “Temos que dar resposta imediata a esse povo que precisa”.

O governante segue para Arroio do Meio, onde anunciará medidas de apoio ao RS, assim como assinar medidas provisórias de ajuda aos municípios gaúchos. Em todo o estado, são 476 cidades atingidas pelas cheias.

Veja a entrevista completa com o presidente Lula:

 

Acompanhe
nossas
redes sociais