EGR vistoria local onde será construída nova ponte sobre Rio Forqueta

ERS-130

EGR vistoria local onde será construída nova ponte sobre Rio Forqueta

Primeira etapa das ações consiste na execução do projeto, fase preliminar essencial

Por

EGR vistoria local onde será construída nova ponte sobre Rio Forqueta
Foto:divulgação
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Vanacôr, acompanhado pelo engenheiro civil da Engedal Construtora de Obras Ltda, Wenceslau Júnior, vistoriaram local onde será construída a nova ponte sobre o Rio Forqueta, entre Arroio do Meio e Lajeado, nesta quinta-feira, 6.

A primeira etapa das ações consistirá na execução do projeto, uma fase preliminar essencial que antecede o início da programação dos trabalhos. A análise do local, os levantamentos técnicos e a definição dos próximos passos são cruciais para assegurar a qualidade e segurança da nova infraestrutura.

A nova ponte terá 150 metros de extensão e altura superior à que foi destruída pela força da correnteza para garantir mais segurança em futuros eventos meteorológicos. O dispositivo contará com duas pistas no pavimento principal e espaço dedicado à passagem de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14,05 milhões, e a previsão de conclusão é de seis meses. A obra será financiada com recursos próprios, provenientes da praça de pedágio da EGR.

A ação integra o Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.

Agilidade 

A EGR assinou a ordem de início para a reconstrução da ponte sobre o Rio Forqueta em apenas 16 dias desde o começo do processo. Em 20 de maio, foi lançado o edital no Diário Oficial do Estado (DOE) e na página de licitações da estatal, buscando a empresa para a elaboração do projeto e a execução da reconstrução. Em 31 de maio, a EGR homologou a empresa vencedora no site de pregões do Banrisul. Já no dia 3 de junho, o governo do Estado, por meio da Selt e da EGR, assinou o contrato com a empresa Engedal Construtora Ltda e, nesta quarta-feira (5/6), foi assinada a ordem de início.

Acompanhe
nossas
redes sociais