CCR projeta liberação parcial da ponte sobre Arroio Boa Vista até 18 de junho

BR-386

CCR projeta liberação parcial da ponte sobre Arroio Boa Vista até 18 de junho

Duas faixas estarão disponíveis durante o dia e somente uma à noite. A liberação total diuturna ocorre no dia 25. Obras de recuperação iniciam nesta sexta-feira, 7, após conclusão de avaliações técnicas

Por

Atualizado quinta-feira,
06 de Junho de 2024 às 08:28

CCR projeta liberação parcial da ponte sobre Arroio Boa Vista até 18 de junho
Foto: Caetano Pretto

A CCR ViaSul inicia recuperação da ponte sobre o Arroio Boa Vista, no km 351 da BR-386, em Estrela, nesta sexta-feira, 7. A concessionária projeta liberar a estrutura de forma parcial até 18 de junho. Duas faixas estarão disponíveis durante o dia e somente uma à noite. A liberação total diuturna ocorre no dia 25.

O aterro da rodovia no local foi integralmente comprometido com as enchentes do último mês e exigiu um planejamento específico para intervenções no local em função do risco de colapso do aterro de encontro com a ponte.

As ações necessárias para recuperação estão sendo estabelecidas após uma série de estudos realizados sob a ponte, onde foram implantados equipamentos que verificavam o comportamento tanto da estrutura em si, do solo sob o dispositivo e do terreno no entorno. Esse monitoramento durou cerca de uma semana e foi determinante para a elaboração do projeto de recuperação.

A partir de agora, as equipes da concessionária trabalham na implantação dos novos taludes nas cabeceiras da ponte da pista Sul (sentido capital), onde o tráfego está totalmente bloqueado desde o dia 23, visando garantir a segurança dos motoristas.

De imediato, para estabilizar a estrutura e reconstruir o encabeçamento da ponte, será realizada a cravação de estacas metálicas em locais específicos identificados no projeto que visam garantir que o aterro não se rompa, ao mesmo tempo em que permite que as equipes de terraplenagem consigam atuar na remoção do solo rompido com segurança. Essas atividades visam permitir a liberação do tráfego na pista Sul (sentido capita) até o dia 18, em ambas as faixas durante o dia e somente em uma durante o período noturno.

A concessionária reforça que após liberação do fluxo, as atividades de recuperação continuarão em execução, diuturnamente, até o dia 25 de julho, data prevista para a conclusão das ações de recuperação integral da estrutura.

Enquanto isso, a CCR ViaSul reforça a importância de os motoristas respeitarem os limites de velocidade de, até, 40km/h em todos esses locais, bem como a sinalização implantada, uma vez que os pontos ainda se encontram em obras, com a presença de operários e máquinas nas proximidades das pistas.

Acompanhe
nossas
redes sociais