Marketing estratégico é o novo pilar do sucesso empresarial moderno

O MEU NEGÓCIO

Marketing estratégico é o novo pilar do sucesso empresarial moderno

Diretor executivo do Estúdio Alfa revela a importância de estratégias de comunicação alinhadas aos objetivos empresariais para se destacar no mercado atual

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Marketing estratégico é o novo pilar do sucesso empresarial moderno
SÉRGIO SANT’ANNA - Diretor executivo do Estúdio Alfa
Lajeado

Em contraste com a visão tradicional de que o marketing visa apenas aumentar as vendas, hoje já se sabe que investir em estratégias de comunicação é essencial para fortalecer a marca como um todo e orientar o relacionamento da empresa com o público e o mercado. Não é atoa que, cada vez mais as empresas investem em agências especializadas ou em equipes próprias para se conectar com as pessoas certas e melhorar os resultados.

Diante deste cenário, o programa “O Meu Negócio”, convidou o diretor executivo do Estúdio Alfa, Sérgio Sant’Anna, para debater sobre a importância de uma comunicação estratégica alinhada aos objetivos dos negócios. Afinal, o marketing é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de empresas de todos os tamanhos.

“Se você deseja se colocar no mercado, você precisa estruturar o pensamento de marketing”, afirma Sant’Anna, que ressalta a importância de saber se comunicar bem e criar estratégias. “As empresas precisam entender que marketing não se resume somente a rede social”.

Hoje, as possibilidades de aplicação do marketing são muitas e elas resultam em maior visibilidade da marca, fidelização dos clientes, fortalecimento de valores e alternativas de receita e aumento das vendas. Isso porque ao utilizar as técnicas de forma adequada, as empresas ganham destaque e se diferenciam da concorrência.

“Quando você estuda a jornada do consumidor, percebe que ela está mudando com o passar do tempo, com a era digital. Hoje, essa jornada é muito mais complexa. Não basta só você identificar esse potencial do produto para determinado público, você tem que sentí-lo”, explica Sant’Anna.

O especialista explica que um dos potenciais do profissional de marketing é a capacidade de fazer um raio-X da sociedade para entender o que está acontecendo no momento a fim de conectá-los com o futuro e com necessidades que nem eles mesmos sabem que possuem. “Quando o marketing é muito ousado, pode afastar o consumidor. Mas quando se encontra o ponto de equilíbrio dessa comunicação estratégica, é só sucesso”.

O bate-papo completo com o diretor executivo do Estúdio Alfa pode ser conferido no QR Code desta página. O programa “O Meu Negócio” é transmitido ao vivo nas segundas-feiras, na Rádio A Hora 102.9 e nas plataformas digitais. Tem o patrocínio de Motomecânica, Kappel Imóveis, Black Contabilidade, Marcauten, Grupo Zagonel, A Mobília Lajeado, Dale Carnegie, Sunday Village Care, 3F1B Móveis Estratégicos e STW Automações.

Dica de leitura

A coragem de ser você mesmo – Brené Brown.

Considerado um best-seller pelo New York Times, “A coragem de ser você mesmo” debate como nos tornamos uma sociedade de excluídos, limitados a ideologias. Neste livro, Brené Brown aborda a profunda crise espiritual de desconexão que estamos enfrentando e introduz quatro práticas capazes de conduzir as pessoas ao verdadeiro pertencimento. Por meio de histórias reais, da sua própria vivência e de pesquisas científicas, a autora nos oferece a clareza e a coragem necessárias para encontrar o caminho de volta para nós mesmos e para o outro.

Tudo precisa ser levado em consideração quando se começa a desenhar um produto para o mercado

Wink – Quando a gente define um valor de um negócio é fácil vincular isso em um produto/serviço ou precisa criar algum mecanismo para que as pessoas e o mercado entendam o teu produto?

Sérgio – São coisas distintas. A essência, o valor, vem com as pessoas, vem com o modo de gerenciar as pessoas. Quando a gente vai para o produto e a marca, tem que ter um outro olhar complementar a esse olhar humano. O humano mais do que nunca a algum tempo é tratado com o marketing. Mas quando a gente vai trabalhar com o produto a gente precisa entender as conceituações que o mercado oferece, fazer a
leitura do mercado. Você pode ter um bom produto, com uma essência maravilhosa, bom, eficaz, mas quando você vai fazer a comunicação estratégica, o marketing, você precisa fazer a medição, olhar para a concorrência, o mercado, onde deseja ir, suas ambições. Tudo precisa ser levado em consideração quando se começa a desenhar um produto para o mercado.

Wink – E a pressão da criatividade e dos prazos, como funciona isso na vida de vocês?

Sérgio -Hoje é muito mais fácil. Há uma série de recursos disponíveis, inclusive a Inteligência Artificial (IA) favorece, e acredito que ela pode contribuir, mas não substituir. A informação está muito disponível para o profissional. É muito fácil você encontrar referências para colocar na mesa e encontrar pontos de equilíbrio. Antes a gente não tinha. No Brasil, não tínhamos acesso ao que as agências lá fora estavam fazendo. Para isso comprávamos os livros com as novidades.

Wink – Convivemos muito com a Inteligência Artificial, inclusive, ela já é utilizada em 72% das empresas no mundo. Como a IA é utilizada no teu dia a dia?

Sérgio – Hoje já utilizamos ela na parte criativa e de composição gráfica. Você já tem vários atalhos de resolução de tratamento de imagem, composições que podem ser auxiliadas pela IA. O manuseio de imagem que um designer que demoraria 1h, ou 1h30min, você faz em segundos. Eu incentivo muito no uso na parte técnica tanto da pesquisa quanto na produção de conteúdo. Claro que a gente não reaplica o que a IA nos oferece. Consultamos, vemos as possibilidades e discutimos, porque é importante que a gente tenha o domínio do que está sendo publicado. A gente utiliza bastante como uma consultoria e para nos apoiar no desenvolvimento de alguns raciocínios.

Wink – Quais são as linhas de frente e principais trabalhos que a Alfa desenvolve?

Sérgio – Nós somos uma agência de negócios, um estúdio de conteúdo e estratégia. Porque é preciso entender o negócio do cara, ter estratégia e gerar conteúdo qualificado. O fato de estarmos dentro do Grupo A Hora, nos possibilita muitos contatos que geram negócios. Hoje nós atendemos o grupo também. Muitos anunciantes que estão no A Hora e não possuem materiais, estão no Alfa. Há também um conhecimento de mercado, alguns clientes vêm de relacionamentos que eu venho tecendo. É claro que a gente quer ter clientes, mas não estamos buscando simplesmente. Optamos por clientes que vejam potencial de relacionamento e que acreditam que vamos agregar para aquela empresa.

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