Frio perde força e “veranico” predomina nos próximos dias

PREVISÃO DO TEMPO

Frio perde força e “veranico” predomina nos próximos dias

Bloqueio atmosférico impede avanço de frentes frias, com isso, temperatura pode chegar aos 30ºC

Por

Frio perde força e “veranico” predomina nos próximos dias
Foto: Rodrigo Gallas
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Rio Grande do Sul terá, nos próximos dias, um período de temperatura mais elevada do que o habitual para a época, além de tempo seco ou de pouca chuva. É o chamado veranico, que neste ano não ocorre em maio, quando já é aguardado por muitos gaúchos, mas em junho.

Esse fenômeno não se configura como onda de calor, pois ocorre em uma época que geralmente a temperatura é mais baixa. Ou seja, mesmo com a elevação, os picos não atingirão índices como os de onda de calor, quando o aquecimento é tamanho que chega a se tornar perigoso para a saúde.

Neste começo de junho, um bloqueio atmosférico vai se estabelecer e dificultar o avanço dos sistemas pelo Rio Grande do Sul. O fenômeno vai inibir a chegada de novas frentes frias, provocando tempo quente e seco.

Na região, o sol continua aparecendo com nebulosidade variada nesta quarta-feira, 5. E, no decorrer da tarde, há uma pequena chance de pancadas de chuva irregulares. O amanhecer apresenta temperaturas baixas e pode ocorrer a formação de nevoeiro em pontos isolados, mas no período da tarde, as marcas se elevam e será bem agradável, podendo até esquentar. Mínima ficou em 10ºC e máxima pode chegar aos 25ºC.

Na quinta-feira, 6, o ar mais quente atua sobre o Estado e, no decorrer do período, o sol predomina no Vale. As temperaturas ficam amenas no começo do dia e pode ocorrer a formação de nevoeiro isolado. Mas, as marcas sobem gradativamente e a tarde será quente. Mínima prevista de 15ºC e máxima de 28ºC.

O tempo fica firme e o sol predomina no Vale, sob influência da massa de ar seco e quente na sexta, 7. O amanhecer apresenta temperaturas amenas, e nas primeiras horas pode ocorrer a formação de nevoeiro. Já à tarde, as marcas sobem gradativamente e vai ser quente. Mínima de 16ºC ne máxima prevista é de 28ºC.

Acompanhe
nossas
redes sociais