Pacto qualifica professores para acolher os estudantes

PACTO LAJEADO PELA PAZ

Pacto qualifica professores para acolher os estudantes

Psicóloga Bianca Stock palestra sobre educação socioemocional e destaca a importância dos profissionais depois do trauma da inundação

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Pacto qualifica professores para acolher os estudantes
Acolher crianças e adolescentes de forma socioafetiva é importante para que elas possam lidar com o pós-enchente. Crédito: Divulgação
Lajeado
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Ouvir, acolher e ressignificar a educação. Estes são desafios que os professores enfrentam após as cheias de maio, para que as escolas sejam locais seguros a crianças e adolescentes. Enquanto muitas instituições também foram atingidas e atividades pedagógicas são feitas nos abrigos, outras unidades voltaram a receber os estudantes e lidam com diferentes sentimentos.

Pensando nisso, o acolhimento pós-enchente foi tema da live ministrada pela psicóloga Bianca Stock na segunda-feira, 27. O momento foi organizado pelo Pacto Lajeado pela Paz, para professores de diferentes instituições de ensino da cidade.

Durante o encontro virtual, Bianca abordou a educação socioemocional. Ela disse que o cuidado é um assunto importante no meio da educação e afirma que quando uma situação parece muito difícil, frente a perdas de vidas e de memórias, entre outras tantas perdas, o amparo é encontrado nas pessoas.

“A educação, a escola, sempre foi brilhante ao dizer isso. Na pandemia houve um acordo mútuo entre as famílias e os professores de que a escola não ia morrer, cada um cuidou de si até poderem se encontrar”, diz a psicóloga. Naquele momento, ela afirma ter sido criado um pacto de solidariedade e uma rede de cuidado vista também hoje.

Ela ainda diz que é difícil pensar que essas crianças e adolescentes já passaram por uma pandemia, por enchente no ano passado e agora vivem a tragédia outra vez. Por outro lado, destaca a importante força que elas têm. “Eles são brilhantes em nos ensinar socioafetivamente como a gente resiste e insiste na vida frente a essas situações”.

Momento de reflexão

Coordenadora do Pacto, Tânia Fröhlich Rodrigues diz que a ação foi desenvolvida, em especial, para facilitadores do Programa Seja de educação socioemocional. “Este é o momento de olhar, de acolher, de escutar, para que a gente possa lidar com todas essas situações, com esses traumas. Ter resiliência e paciência”, reforça.

Tânia afirma que as equipes de voluntários de fora da região que vieram ajudar após a catástrofe, destacam a calma e tranquilidade dos profissionais do município diante dos conflitos e desafios. “Eu penso que isso já é também o resultado das ações, das metodologias que o Pacto vem desenvolvendo”, reforça.

Coordenadora do programa Seja nas escolas de Lajeado, Priscilla Hasstenteufel acredita que a fala da psicóloga Bianca serviu como fortalecimento para os profissionais da educação.

“Ela abordou a importância de sermos escolas atentas, que acolham a vulnerabilidade e que criem espaços para que as pessoas expressem suas emoções. Cuidar uns dos outros, escutar com atenção e interesse, sem pressa, com amor e amplitude, é essencial para construirmos uma comunidade forte e resiliente”, destaca Priscilla.

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