Permutas de áreas voltam para pauta da câmara de Lajeado

LEGISLATIVO

Permutas de áreas voltam para pauta da câmara de Lajeado

Negociações envolvem a Bebidas Chiamulera e Comércio de Paletes Widthauper

Por

Permutas de áreas voltam para pauta da câmara de Lajeado
Foto: Henrique Pedersini/Arquivo A Hora
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com 15 projetos na pauta, a sessão da câmara de Lajeado desta terça-feira, 28, terá a análise de duas propostas para permutas de áreas entre o governo municipal e as empresas Bebidas Chiamulera e Comércio de Paletes Widthauper. As matérias já estiveram no cronograma de sessões anteriores, mas não avançaram para votação.

Sobre a parceria com a indústria de bebidas instalada ao lado do atual parque de máquinas, no bairro Montanha, a ideia com a negociação é ampliar a capacidade de produção da fábrica. Com isso, os maquinários serão realocados para um terreno no bairro Bom Pastor como contrapartida do acordo. A permuta envolve ainda o alargamento da rua Hermes Jaeger, no mesmo local em que ficará o parque de máquinas e a secretaria de Obras.

O outro projeto envolve o Comércio de Paletes Widthauper, situado no bairro Jardim do Cedro. O município se apropria da área que fica na rua Luisa Stein e entrega um terreno com metragem parecida na mesma rua. A troca envolve a viela sanitária em Lajeado.

LEIA TAMBÉM: Desabrigados de Lajeado cobram vereadores por projetos habitacionais


Seis projetos com parecer de ilegalidade

A pauta extensa inclui seis proposições de origem legislativa que foram considerados ilegais pelo departamento jurídico da câmara. Do total, cinco são de autoria de Ana da Apama (PP). A vereadora avisou na última sessão que as matérias seriam colocadas em votação por ela mesmo com a ilegalidade.

Os textos deliberam sobre multa para quem danifica patrimônio público, adoção de mecanismos sustentáveis de gestão das águas pluviais para fins de controle de enchentes e alagamentos, uso de “drones” nas ações de combate à dengue, compartilhamento de bicicletas em vias públicas e concessão de isenção do IPTU aos imóveis atingidos por enchentes. A outra matéria é de Marquinhos Schefer (MDB) e sugere atendimento diferenciado, no âmbito da saúde pública, destinado à criança e ao idoso que possuir doenças cardiovasculares.

A sessão inicia a partir das 17h e terá transmissão nos canais oficiais do Legislativo.

Acompanhe
nossas
redes sociais