Serviços buscam garantir direitos de pessoas atingidas pelas cheias

CALAMIDADE

Serviços buscam garantir direitos de pessoas atingidas pelas cheias

Comunidade faz fila para acessar o Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac), em Lajeado. Todos os moradores da cidade também estão autorizados a solicitar o Saque Calamidade

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Serviços buscam garantir direitos de pessoas atingidas pelas cheias
(FOTOS: BIBIANA FALEIRO)
Lajeado

Às 4h da madrugada de segunda-feira, 20, a moradora do bairro Hidráulica, Fabiane Cristina Elias, 46, entrou na fila em frente ao Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac), para fazer o cadastro e garantir o direito de cestas básicas, e de auxílios municipais e estaduais, após ter o apartamento invadido pela enchente. Mas, com apenas 80 fichas por dia, ela não foi atendida, assim como outras dezenas de pessoas atrás dela.

No dia seguinte, na madrugada de terça-feira, 21, ela voltou à fila e aguardou até receber uma ficha, com atendimento marcado para essa quarta-feira, 22, às 8h30min, quando conta ter conseguido fazer o seu cadastro no centro e já levou alimentos para casa.

Com a alta demanda pelos serviços oferecidos pelo Ceapac, em Lajeado, a fila para os atendimentos é extensa. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social (SMDS), Céci Gerlach, o centro começou a atender em um novo formato na quarta-feira, 22, aumentando de 40 para 50 fichas em cada turno, de segunda a quinta.

“Esse novo formato tem o objetivo de viabilizar ao cidadão garantir sua vez em ser atendido.Começamos também a realizar cadastro nos abrigos para as pessoas acessarem o auxílio Reconstrução”, destaca.

O Programa Reconstrução prevê um apoio financeiro no valor de R$ 5,1 mil, pago em uma única parcela pelo Governo Federal às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul devido às enchentes.

Sobre o serviço

O espaço, criado após a enchente de setembro de 2023 e que foi agora reaberto, está localizado ao lado da SMDS, na Avenida Benjamin Constant, 420, no Centro, em frente ao Colégio Madre Bárbara. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h45min, e na sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

No local, quem teve a casa atingida e precisa de alimentos ou kits de higiene e limpeza pode retirar na hora ou fazer o cadastro. O atendimento do Ceapac é exclusivo para moradores de Lajeado atingidos pela enchente.

Saque Calamidade

Todos os moradores de Lajeado foram habilitados a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O saque tem limite de R$ 6.220. Medida já havia sido estendida para todas as pessoas dos municípios com até 50 mil habitantes atingidos pela enchente de maio. Por isso, todos os moradores das cidades do Vale do Taquari habilitadas pela Caixa estão aptos.

A solicitação pode ser feita pelo aplicativo FGTS, opção Saques, pelo celular. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

Caso não tenha comprovante de residência em seu nome, é realizado um cruzamento de dados por meio do Cadastro Único para confirmar o endereço. O prazo final para solicitar o saque é 6 de agosto de 2024.

Como solicitar o Saque Calamidade

Ao acessar o app FGTS, clique na opção “Meus Saques”; escolha a opção “Outras Situações de Saques”; selecione o motivo do saque como “Calamidade Pública”; selecione a cidade e clique em​ “Continuar”; escolha uma das opções para receber o benefício​: crédito em conta bancária de qualquer instituição ou sacar presencialmente; faça o upload dos documentos requeridos; confira os documentos anexados e confirme;
a Caixa irá analisar a solicitação e, caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

Atendimento no Ceapac

  • Cadastro Único – são feitas atualização e inclusão de novos cadastros. São necessários documentos de todos os integrantes do grupo familiar, e comprovante de residência. A documentação pode ser apresentada por meio de fotos no celular.
  • Programa Volta por Cima (Governo do Estado) – serão beneficiados no programa, famílias com renda por pessoa de até R$ 218 e que constem no Cadastro Único na condição de pobre ou extremamente pobre, mesmo com a inscrição sendo feita após as cheias.
  • Aluguel Social (Prefeitura de Lajeado) – a pessoa atingida pela enchente deve procurar um imóvel de seu interesse e depois se cadastrar. São necessários documentos: folha resumo do Cadastro Único, contrato autenticado em cartório, dados do proprietário ou imobiliária, e dados do locatário. O período é de seis meses, com valor de até R$ 1 mil.
  • Registro civil – solicitação de segunda via da certidão de nascimento e/ou casamento. Carteira de identidade é feita no Tudo Fácil do Shopping Lajeado.
  • Auxílio Reconstrução (Governo Federal) – apoio financeiro no valor de R$ 5,1 mil, pago em uma única parcela pelo Governo Federal às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul.
    Solicitação de materiais de construção e de móveis.
    Solicitação de hidrojato de água e de limpeza de fossa.

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