Volta às residências depende de laudo técnico

TEUTÔNIA

Volta às residências depende de laudo técnico

Estudo sobre risco de deslizamento não foi concluído. Cerca de 65 familias deixaram suas casas no dia 8 de maio

Por

Atualizado quarta-feira,
22 de Maio de 2024 às 15:44

Volta às residências depende de laudo técnico
No começo de maio foram constatadas alterações de relevo em Linha Harmonia, Teutônia (Foto: divulgação)
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Após mais de 20 dias, os moradores de Linha Harmonia Alta e Fundos aguardam laudos do setor de engenharia da Prefeitura de Teutônia para retornar às suas residências.

Em um comunicado, a Administração Municipal informa que os profissionais visitaram, avaliaram o local e irão emitir um documento ao longo da semana com o panorama da situação. Ainda diz que a área de alto risco é menor do que a avaliada inicialmente. Entretanto, a orientação é que todos os moradores deixem as casas quando houver acúmulos de chuva, como os que estão previstos para acontecer entre quinta-feira, 23, e sábado, 25.

“Neste momento, não existe possibilidade de emitirmos uma nota concreta em virtude de serem necessárias mais avaliações. Por questão de segurança, é irresponsável publicarmos que as pessoas podem retornar às suas casas. Há risco. A situação é instável. Ainda não identificamos a proporção do problema”, diz ainda o comunicado.

No começo de maio foram constatadas alterações de relevo, denominadas de movimentação de massa do tipo rastejo. A primeira orientação de evacuação foi emitida pelo município no dia 2. No dia 4, o alerta foi reforçado. Em 8 de maio, o poder público municipal recebeu recomendação da Promotoria da Defesa Civil Regional para orientar, mais uma vez, a evacuação imediata das localidades.

Na mesma data, equipes se deslocaram até a região de risco para notificar os moradores sobre a orientação de evacuação em razão das condições climáticas, da movimentação do solo já existente no local e recomendação da Defesa Civil Regional e do Ministério Público. Foram mapeadas 65 residências em Linha Harmonia Alta e Fundos.

Acompanhe
nossas
redes sociais