CCR projeta liberação total da ponte até dia 28

LAJEADO/ESTRELA

CCR projeta liberação total da ponte até dia 28

Ações visam a liberação total do tráfego no trecho; contudo, trabalhos continuam

Por

Atualizado quarta-feira,
22 de Maio de 2024 às 16:00

CCR projeta liberação total da ponte até dia 28
Foto: Caetano Pretto

Desde o início deste mês, as equipes da CCR ViaSul seguem empenhadas em promover obras e serviços com o intuito de restabelecer, o mais célere possível, o tráfego na BR-386, principal rodovia que liga o interior do Rio Grande do Sul à região metropolitana e responsável pelo transporte de mais da metade da produção do estado.

Entre os maiores desafios, até agora, estão a liberação do fluxo em uma das pistas na ponte do Rio Taquari, no km 350 em Estrela (RS) e, da mesma forma, sobre a ponte seca, no km 349, em Lajeado (RS). Para que a liberação pudesse ser feita em tempo recorde e em caráter emergencial, foi preciso a execução de serviços de preenchimento de terrapleno com brita drenante (conhecida como rachão), limpeza dos resíduos sobre faixa de rolamento, aplicação de material fresado e sinalização provisória da via com cones.

Após a conclusão desses trabalhos iniciais, foi iniciada a nova etapa de obras, visando já a recomposição de todas as camadas do pavimento, desde a aplicação dos materiais de base até a colocação da massa asfáltica, esta última, ainda em execução. Posteriormente, será implantada a sinalização, último passo até a liberação do tráfego.

Em paralelo, outras equipes atuam na recuperação e reforço das estruturas atingidas pela enchente. Tanto a ponte seca quanto a ponte do rio Taquari, bem como a ponte sobre o Arroio Boa Vista passaram, e ainda passam, por constantes avaliações e monitoramento pelas equipes especializadas. Avaliações essas que tiveram papel fundamental para a liberação do tráfego na forma em que permanece até hoje. Por outro lado, também exigiram o bloqueio do tráfego por alguns momentos, o que deve acontecer ainda em determinados momentos até que todas as ações sejam concluídas, ainda sem prazo definido.

Ainda assim, a CCR ViaSul estima que, até a próxima terça (28), seja feita a liberação total do tráfego na região, entre a ponte seca e a ponte do Rio Taquari (do km 349 ao km 350), em ambos os sentidos da BR-386. Importante ressaltar, novamente, que poderá haver novo bloqueio de faixas, de forma pontual, para a realização de serviços complementares. Esses, porém, deverão acontecer em períodos quando o fluxo não é tão intenso, como finais de semana e/ou à noite.

Vale destacar, também, que permanece a orientação aos motoristas para que respeitem os limites de velocidade de, até, 40km/h em todos esses locais, bem como a sinalização implantada, uma vez que os pontos ainda encontram-se em obras, com a presença de operários e máquinas nas proximidades das pistas.

São mais de 100 trabalhadores e 60 máquinas trabalhando no restabelecimento das condições ideais de segurança e de tráfego nesses locais. Todas as intervenções nessas estruturas da região têm um investimento previsto de, aproximadamente, R$ 43 milhões.

Acompanhe
nossas
redes sociais