Aplicativo populariza sistema de prevenção e busca apoio social

MEIO AMBIENTE

Aplicativo populariza sistema de prevenção e busca apoio social

Áreas de risco hidrológico e geológico, a partir de estudos do SGB\CPRM, estão disponíveis para o sistema Android. Estudiosos, técnicos e a população podem enviar informações e ampliar base de dados

Por

Aplicativo populariza sistema de prevenção e busca apoio social
Detalhes sobre episódios extremos, como inundações e deslizamentos, podem ser incluídos no aplicativo. Mais de 1,7 mil cidades do país são monitoradas pelo SGB\CPRM. (Foto: FÁBIO KUHN)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Serviço Geológico do Brasil (SGB\CPRM) lança o aplicativo Prevenção SGB para o sistema Android. No banco de dados, há informações de mais de 1,7 mil municípios do país. Neste total, o internauta consegue identificar os locais com mais potencial de incidentes provocados pela natureza e condições do tempo.

O Prevenção SGB tem funcionalidades de geolocalização que indicam de forma simplificada locais onde existe a probabilidade de desastres. As informações disponíveis foram obtidas a partir de estudos do SGB, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).

Ao todo são 14 mil setores identificados. No aplicativo, o usuário pode acessar as informações do local onde ele está ou selecionar áreas de interesse. Ao clicar no ponto desejado, terá acesso a detalhes como tipologia do processo geo-hidrológico, descrição, sugestão de intervenção, além do número de edificações e pessoas nas áreas de riscos.

Conforme o chefe do Departamento de Gestão Territorial do SGB\CPRM, Diogo Rodrigues, o app apresenta as classificações dos setores, de acordo com o risco geológico, perigo geológico, suscetibilidade à corrida de massa, à inundação e à enxurrada. Há também informações sobre abalos sísmicos.

“A tecnologia contribui para situações de desastres extremos como o que o país vive no Rio Grande do Sul. O aplicativo irá ajudar a ampliar o mapeamento, trazendo novas áreas indicadas por profissionais da Defesa Civil, gestores locais e cidadãos”, avalia.

Por meio do sistema, também será possível inserir detalhes sobre o mapeamento de áreas de risco. Segundo Rodrigues, quando um cidadão presenciar com um evento geológico, como uma inundação, deslizamentos ou queda de rochas, ele poderá cadastrar os dados sobre o fato.

Basta registrar a cena em filmagem ou fotografia e escrever uma breve descrição do episódio. Com essa participação, o SGB\CPRM pretende incluir mais informações sobre desastres no Brasil. A proposta é ampliar mais cidades e delimitações de áreas de risco na medida em que levantamentos da equipe técnica e de participação da comunidade sejam incluídos.

Reconhecimento internacional

O SGB\CPRM foi reconhecido no mundo pela aplicação inovadora do ArcGIS, sistema de informações geográficas, no aplicativo Prevenção SGB para prevenção de desastres. Em 2023, recebeu o Prêmio de Excelência no Uso do Sistema ArcGIS, concedido pela comissão Imagem, durante o Encontro de Usuários Esri Brasil.

Como instalar

O aplicativo está disponível na Google Play Store para celulares com Android. Para baixar o app, basta acessar a loja digital e pesquisar Prevenção SGB. O serviço pretende ampliar o aplicativo para outras plataformas.

Acompanhe
nossas
redes sociais