Governo municipal retira 60 mil toneladas de lama e entulhos das vias

LAJEADO

Governo municipal retira 60 mil toneladas de lama e entulhos das vias

Quantidade representa 4 mil cargas de caminhão, recolhidas até 18 de maio

Por

Governo municipal retira 60 mil toneladas de lama e entulhos das vias
Foto: Rafael Grün
Lajeado

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosur), já recolheu 60 mil toneladas de entulhos e lama das vias da cidade após as enchentes de maio. Isso representa 4 mil cargas de caminhão, recolhidas até 18 de maio. O trabalho se mantém, ocorrendo em todos dias da semana, e o material é levado para a área já desativada da saibreira do município, na divisa com o Município de Cruzeiro do Sul. Conforme o secretário da Sosur, Günther Meyer, o serviço é realizado por cada motorista e/ou operador de máquina 12h por dia.

Em média, de 25 a 30 caminhões, 30 retroescavadeiras e mais 11 caminhões com hidrojatos estão fazendo o serviço diariamente.

Além da frota de caminhões e máquinas da Prefeitura de Lajeado, também são utilizados veículos contratados pelo município, bem como veículos cedidos pela Prefeitura de Blumenau(SC), que destinou máquinas, caminhões e operadores para ajudar no trabalho de limpeza no município. Muita lama já havia sido recolhida das vias e, após o repique da enchente nos dias 12 e 13 de maio, o trabalho precisou ser refeito devido ao acúmulo de mais lama e de entulhos que se espalharam com as águas. À medida que as residências, prédios, salas comerciais e indústrias são limpas pela população, mais material vai sendo colocado nas vias, e as equipes vão recolhendo. Todos os bairros afetados pelas enchentes serão atendidos, mas a prioridade é atender as vias que são mais utilizadas para o tráfego de veículos e que servem de ligação entre os bairros da cidade.

“Sabemos que o trabalho do maquinário acaba interrompendo vias, prejudicando o sistema viário e por isso pedimos a compreensão da comunidade”, diz o secretário.

Acompanhe
nossas
redes sociais