Univates divulga retomada das aulas e mudanças acadêmicas

ENSINO SUPERIOR

Univates divulga retomada das aulas e mudanças acadêmicas

Veja as orientações da Universidade para as atividades

Por

Atualizado quarta-feira,
15 de Maio de 2024 às 17:29

Univates divulga retomada das aulas e mudanças acadêmicas
Foto: Lucas George Wendt
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Universidade do Vale do Taquari – Univates, considerando as condições excepcionais de logística e infraestrutura que se colocam à região do Vale do Taquari, retoma de forma adaptada as atividades dos cursos de graduação (presenciais e a distância), técnicos e de pós-graduação Lato Sensu (especializações e MBAs), e Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) assim como cursos livres, a partir da próxima segunda-feira, 20.

Para a tomada de decisão pela hibridização das atividades, a Universidade considerou a Resolução do 03/CNP/CP do Conselho Nacional da Educação/Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União na segunda, 13, normativa que define diretrizes orientadoras aos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, para a retomada segura das aulas na Educação Básica e na Educação Superior em razão do estado de calamidade pública causado pelos eventos climáticos no estado do Rio Grande do Sul.

A Instituição entende que a situação complexa e sensível que atinge a região do Vale do Taquari e outras áreas no entorno impossibilita que as aulas aconteçam normalmente nas próximas semanas. Além disso, a Universidade ponderou a preocupação com o deslocamento de estudantes e professores ao campus, em razão da queda de pontes e barreiras sobre as rodovias. Nesta direção, a orientação geral é a de flexibilização das atividades sempre que possível.

Como funcionará o regime de aulas presenciais para os cursos de graduação e técnicos a partir do dia 20 de maio

O Calendário Acadêmico, instrumento que rege as atividades acadêmicas na Instituição, foi revisado e teve datas alteradas para contemplar as adaptações de rotinas letivas que se fizeram necessárias a partir do fim de abril de 2024 em decorrência da situação de calamidade na qual se encontra o Rio Grande do Sul. O Calendário Acadêmico revisado será divulgado em breve.

Adianta-se que, além da supressão de duas semanas letivas (toda a primeira quinzena de maio), o cronograma acadêmico também teve alteradas as datas fim do semestre 2024A (27 de julho, exceto para o curso de Medicina) e início do semestre 2024B (05 de agosto), assim como do período de recesso (reduzido para uma semana, entre 29 de julho a 03 de agosto de 2024), com vistas à manutenção, especialmente, das datas das solenidades de conclusão de curso e de colação de grau.

  • Se o professor e o estudante dos cursos presenciais puderem comparecer, as aulas serão realizadas presencialmente na Univates.
  • Se o estudante do curso presencial não puder comparecer, a aula será virtual para ele, com transmissão on-line viabilizada pelo professor.
  • Se o professor de componente ofertado na modalidade presencial não puder comparecer, a aula será totalmente virtual, tanto para ele, quanto para os estudantes.
  • Se o estudante de curso ofertado presencialmente ou na modalidade a distância não puder atender as atividades acadêmicas, deverá abrir um protocolo de Tratamento Acadêmico Exclusivo (TAE) por meio do Universo Univates.

Importante: As aulas ministradas serão gravadas e o link para as videoconferências será informado pelo professor de cada disciplina.

TAE

Estudantes diretamente afetados pela situação de calamidade pública dos municípios que não tenham condições de frequentar as aulas (presencial/híbrida e/ou virtualizada), poderão encaminhar protocolo de TAE, cabendo aos professores administrarem o acesso dos estudantes aos conteúdos via ambiente virtual de aprendizagem (que pode ser síncrono ou assíncrono) e organização das atividades avaliativas nesse período.

Cursos de graduação EAD

Os cursos a distância seguem a orientação geral, com calendário acadêmico tendo sido adaptado para o início do trimestre letivo de 2024A – 2.

Atividades práticas, estágios, TCCs e provas dos cursos em diferentes modalidades

A retomada das atividades práticas, dos estágios e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dentro das condições que são possíveis e considerando os diferentes cenários de prática e de estágios dos diversos cursos, serão estendidas e condicionadas aos novos prazos do Calendário Acadêmico. A realização dos TCCs também seguirá novos prazos conforme Calendário atualizado. A realização de provas e atividades avaliativas será orientada pelo docente de cada componente conforme a modalidade na qual a disciplina será ministrada (integralmente virtual, integralmente presencial ou híbrida).

Ressalvas às diretrizes gerais

Os cursos da Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados), seguirão uma adaptação de calendário das aulas do Regime Regular específica que será informada diretamente aos estudantes pela Secretaria de Pós-Graduação. As aulas do Regime Intensivo, que ocorrerão no mês de julho, serão virtualizadas. Em caso de dúvidas, contate pos-graduacao.strictosensu@univates.br.

O curso de Medicina seguirá o Calendário Acadêmico previamente divulgado para 2024, condicionado ao regime de modularidade no qual o bacharelado é ofertado. Em caso de dúvidas, contate medicina@univates.br. Será recuperada carga horária das aulas não realizadas, ajustando os cronogramas dos módulos, para os estudantes entre os semestres 1 e 7. As atividades do 8º ao 12º semestre foram mantidas normalmente.

Formaturas

A realização das solenidades de formatura e de colação de grau para o estudantes dos cursos de graduação e técnicos será mantida nas datas previamente agendadas:

  • 06/07/24 – Cerimônia de colação de grau do curso de Medicina (CM) – 2024A;
  • 03/08/24 – Colação de Grau dos cursos da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA 1) – 2024A;
  • 03/08/24 – Colação de Grau dos cursos da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA 3) – 2024A;
  • 10/08/24 – Colação de Grau dos cursos da Área de Ciências Exatas e Engenharias (CEE1) – 2024A;
  • 10/08/24 – Colação de Grau dos cursos da Área de Ciências da Vida (CV1) – 2024A;
  • 16/08/24 – Colação de Grau dos cursos da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA 4) – 2024A;
  • 17/08/24 – Colação de Grau dos cursos da Área de Ciências Exatas e Engenharias (CEE2) – 2024A;
  • 17/08/24 – Colação de Grau dos cursos da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA 2) – 2024A;
  • 24/08/24 – Cerimônia de formatura dos cursos do Centro de Educação Profissional (CEP1) – 2024A;
  • 24/08/24 – Cerimônia de formatura dos cursos do Centro de Educação Profissional (CEP2) – 2024A.

Informações adicionais

Em caso de dúvidas, contate os canais oficiais da Instituição por meio do telefone 0800 7 07 08 09 ou do e-mail atendimento@univates.br. Dúvidas sobre as atividades acadêmicas também podem ser esclarecidas diretamente com as coordenações dos cursos ou pelo e-mail universo@univates.br ou pelo (51) 3714-7000 (telefone fixo e Whatsapp).

Acompanhe
nossas
redes sociais