Em Venâncio Aires, chuvas obrigam evacuação de milhares de pessoas neste domingo

NOVA CHEIA

Em Venâncio Aires, chuvas obrigam evacuação de milhares de pessoas neste domingo

As equipes da Defesa Civil trabalham para convencer os moradores a deixarem as habitações

Por

Atualizado domingo,
12 de Maio de 2024 às 18:57

Em Venâncio Aires, chuvas obrigam evacuação de milhares de pessoas neste domingo
Foto: Divulgação

Venâncio Aires vive um novo drama com as inundações que atingiram a região neste domingo,12. O prefeito Jarbas da Rosa calcula que pelo menos nove mil pessoas de oito bairros precisam sair novamente de suas casas. As equipes da Defesa Civil estão trabalhando desde as 8h da manhã deste domingo, para convencer os moradores a deixarem as habitações, mas muitos estão resistindo. “Grande parte da pessoas já comprou novos móveis e estava reconstruindo suas vidas. Sobreveio um novo caos. Precisamos retirá-las antes da noite”, enfatiza o prefeito.

Outra frente de preocupação é em Vila Mariante e Picada Mariante que são as áreas mais afetadas pelas cheias. Em Picada Mariante, o prefeito, determinou a evacuação completa da localidade. “Algumas famílias voltaram à revelia e já estão ilhadas. Não temos mais acesso”, declara. Vila Mariante está com mais de 50% de suas casas devastadas.

A Defesa Civil alerta para a possibilidade de uma nova enchente, semelhante à que ocorreu em setembro do ano passado. A prefeitura tenta evacuar moradores que residem nas cotas 29 e 30. No momento, 280 pessoas estão abrigadas em três pontos da cidade.

As estradas entre Venâncio Aires e Lajeado têm acesso normalizado, contudo, em Picada Mariante, houve colapso total do asfalto, que deve ser totalmente reconstruído. O prefeito Jarbas definiu como uma “obra faraônica”, que deveria começar nesta segunda e vai ser adiada por causa da inundação.

Acompanhe
nossas
redes sociais