“Se previsão confirmar, teremos nova cheia”, alerta Defesa Civil

LAJEADO

“Se previsão confirmar, teremos nova cheia”, alerta Defesa Civil

Alagamentos causados pontos da cidade na manhã de hoje alertam para uma previsão de intensas chuvas para o fim de semana

Por

Atualizado sexta-feira,
10 de Maio de 2024 às 15:08

“Se previsão confirmar, teremos nova cheia”, alerta Defesa Civil
Foto: Caetano Pretto
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Alagamentos em Lajeado na manhã de sexta-feira, 10, alertam para uma previsão de intensas chuvas ao fim de semana. Ainda há entulhos em vias públicas e bueiros entupidos dificultam o escoamento pluvial. 

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, se as previsões se confirmarem, há possibilidade de nova enchente. “Como já está chovendo desde cedo em todo o estado e na região alta não é diferente, e a previsão é de chuva até a próxima segunda-feira, podemos sim ter problemas com uma nova enchente.”

A Defesa Civil segue monitorando o sistema e pede para que as pessoas que estão em abrigos ou em casa de parentes, não saiam. “Alerta também para as pessoas que pretendem pegar a rodovia, muita atenção, pois ainda temos riscos de barreiras, pois o solo está bastante enxarcado”. 

Queiroz acredita que a BR-386, em Pouso Novo, deve ser interditada nas próximas horas. “Foi feito um caminho provisório para que as pessoas cheguem até Lajeado, mas, provavelmente, será interditado para não acontecer de as pessoas ficarem presas nesse fluxo, aconteça o que ocorreu na semana passada quando cerca de 300 pessoas ficaram ilhadas entre um deslizamento e outro”. 

As pessoas abrigadas devem permanecer nos alojamentos nos próximos dias. “Não podemos prender as pessoas, porém, orientamos que não saiam dos abrigos até que tenhamos uma certeza de que não haverá novos episódios de enchente. Não podemos deixar que essas pessoas retornem para um lugar de risco”, afirma. 

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais