“Comportamento do sistema indica entupimento”, afirma superintendente regional da Corsan

Água potável

“Comportamento do sistema indica entupimento”, afirma superintendente regional da Corsan

Mesmo com a pressão da água normalizada, bairros de Lajeado encontram dificuldade para serem abastecidos

Por

Atualizado sexta-feira,
10 de Maio de 2024 às 06:35

“Comportamento do sistema indica entupimento”, afirma superintendente regional da Corsan
Foto: Pedro Rodrigues
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O abastecimento de água já está normalizado em boa parte dos bairros de Lajeado. No entanto, regiões como Jardim do Cedro, Floresta e Santo Antônio, ainda encontram dificuldades para serem atendidos. Segundo o superintendente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Lutero Cassol, isso acontece porque a obstrução nas tubulações dificulta a vazão, apesar de a pressão na bomba estar adequada.

“Não descartamos um vazamento, mas o comportamento do sistema, indica um entupimento. A manométrica, ou seja, a pressão de saída da bomba está adequada. Isso significa que tem algo segurando na frente e ela não está tendo fluxo”, explica Cassol.

Equipes técnicas trabalham nos bairros desde a manhã desta quinta-feira, 9, em busca de identificar e corrigir a origem do problema, mas enfrentam dificuldades para localizar a obstrução. Para descartar qualquer falha na bomba, ela foi removida e submetida a testes para verificar sua pressão e vazão, que se mostraram normais.

Encantado

Em Encantado, a estação de tratamento voltou a operar em plena capacidade, mas um dos poços permanece desativado por problemas de limpeza. Ainda assim, “a vazão é suficiente para atender à demanda”, afirma o superintendente. A Corsan trabalha ainda para reparar vazamentos e reinstalar tubulações danificadas.

Roca Sales

Todos os postos estão funcionando e o sistema está em recuperação. A Corsan instalou um container de 60 mil litros para auxiliar nos pontos mais críticos da cidade.

Arroio do Meio

A estação de bombeamento entrou em funcionamento pela manhã e a Corsan segue os trabalhos ajustando os entupimentos, substituindo registros e consertando vazamentos.

Estrela

Em Estrela, 18 postos estão operando com energia elétrica, mas a Companhia mantém geradores em prontidão devido à previsão de chuvas para o final de semana. Uma novidade é a perfuração de um novo poço no bairro Marmitt.

Cruzeiro do Sul

Um novo poço com capacidade de 13 mil litros/hora foi perfurado para abastecer a cidade. “Perfuramos o segundo, que deu seco. Estamos perfurando o terceiro”, conta Cassol. A empresa trabalha agora para reconfigurar a rede de Lajeado Cruzeiro do Sul, a fim de retirar as tubulações das áreas de alagamento e desmoronamento.

Acompanhe
nossas
redes sociais