A Corsan divulgou um panorama da situação do abastecimento de água nos municípios do Vale do Taquari. O comunicado foi emitido na noite de sexta-feira, 3. As equipes seguem mobilizadas e monitorando as cheias no Vale do Taquari, para reativar o sistema de captação, tratamento e distribuição de água assim que houver condições para isso.
Veja por cidade
Lajeado
Área de captação da Corsan alagada, sem energia e sem acesso. Apenas o bairro Santo Antônio está abastecido por dois poços artesianos, que estão funcionando com gerador.
Cruzeiro do Sul
Não há energia na área de captação de água, que fica em Lajeado, e todo o município está sem abastecimento.
Arroio do Meio
Estação de tratamento de água está alagada e vários pontos da cidade estão sem energia. Geradores estão instalados em três poços artesianos, o que mantém abastecimento para cerca de 30% da cidade.
Marques de Souza
Foi instalado gerador em um poço artesiano que, para entrar em operação, depende do conserto de uma rede, que já está em andamento.
Bom Retiro do Sul
O sistema de tratamento na estação que recebe água bruta do rio Taquari está sem energia. Cidade está sem abastecimento.
Taquari
A área de captação de água bruta está sem acesso por causa do alagamento, assim como a subestação. Todo o município tem desabastecimento.
Encantado
Município estava sem energia elétrica e alagado. Na noite desta sexta-feira (3) houve o restabelecimento da energia e, a partir disso, a estação deve voltar a fazer o tratamento de água nas próximas horas. Um poço artesiano está ativo e abastecendo o hospital da cidade.
Estrela
Os poços de captação de água estão inoperantes devido aos alagamentos, o que está ocasionando interrupção na distribuição de água em toda a cidade.
As condições do fornecimento de água em cada município podem ser acompanhadas no site www.corsan.com.br, na aba situação do abastecimento. Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.