Caixa anuncia medidas de apoio aos municípios afetados pelas enchentes

Suporte federal

Caixa anuncia medidas de apoio aos municípios afetados pelas enchentes

Banco enviará equipes às regiões afetadas para auxiliar municípios

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Caixa anuncia medidas de apoio aos municípios afetados pelas enchentes
Foto: Redes Sociais/Prefeitura de Muçum
Vale do Taquari

A Caixa Econômica Federal anuncia medidas de apoio aos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas e enchentes. Serão enviados à região especialistas nas áreas de Habitação, FGTS e Governo para prestar apoio técnico aos municípios e auxiliá-los em providências que possam ajudar a população.

Para o Saque Calamidade do FGTS, o banco está auxiliando as prefeituras para que o processo de liberação dos valores aos trabalhadores seja iniciado. De acordo com o Decreto 5.113/2004, para habilitação ao saque do FGTS, é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos por Portaria do Governo Federal, apresente à Caixa a declaração das áreas afetadas pelo desastre.

Após a liberação, a população poderá efetuar o saque do FGTS pelo celular por meio do aplicativo FGTS, de forma fácil e rápida, sem a necessidade de comparecer a uma agência.

Contratos habitacionais:

A Caixa possibilita a pausa de até três meses nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação dos clientes. Além disso, é possível a incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes.

A Caixa também dará suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações, de forma ágil.

Assessoria técnica aos municípios:

A Caixa disponibiliza equipe técnica, com arquitetos e engenheiros, para assistência aos municípios na operacionalização de repasses de recursos e no trabalho social do banco. Os municípios poderão contar com o apoio para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, nos contratos já acompanhados pela CAIXA, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde, escolas, entre outros.

Condições especiais aos clientes Caixa:

Os clientes pessoa física (PF) e pessoa jurídica (PJ) das regiões afetadas e que já possuem crédito contratado com a Caixa contam com condições diferenciadas e benefícios, como:
• Dispensa de encargos na renovação de contratos de penhor;
• Pausa no pagamento de prestações por até três meses nos contratos de Crédito Pessoal PF, Capital de Giro PJ, Renegociação PF e PJ, entre outros;
• Prorrogação do vencimento das operações de Crédito Rural de Custeio e Investimento.

A Caixa também preparou facilidades para clientes que optarem pela contratação de um novo crédito. Foram reduzidas as taxas de juros e disponibilizadas carências para contratação de financiamentos, com maiores prazos para pagamento no Crédito Consignado, Capital de Giro, entre outras modalidades.


Acionamento Seguros Residencial e Habitacional:

A Caixa Seguridade presta apoio aos moradores dos municípios atingidos pelas chuvas. Dentre as ações adotadas, destacam-se:
• Central de atendimento (sinistros e assistência) com equipe reforçada;
• Fluxo facilitado para acionamento de sinistro, com documentação simplificada, proporcionando celeridade no atendimento;
• 1% do valor arrecadado com a contratação de seguro residencial em todo o país, no período de 3 a 10 de maio, será direcionado para doação às famílias de baixa renda atingidas pelas chuvas;
• 1% do valor arrecadado com a contratação do Rapidex do Bem em todo o país será direcionado para instituições sem fins lucrativos que prestam suporte às famílias atingidas;
• Além disso, a Caixa Consórcio e a Caixa Capitalização realizarão doações à ONG Moradia e Cidadania, para apoiar as famílias atingidas. Centrais de atendimento para Seguro Residencial e Seguro Habitacional:
• Caixa Residencial – para contratações até 14/02/21: serviço de assistência e sinistros. Atendimento pelo 0800 722 2492;
• Caixa Residencial – para contratações após 14/02/21: serviço de assistência, com atendimento 24 horas: 0800 722 4926. Para sinistros:
0800 722 4923.

Central de atendimento para Seguro de Vida:

• Caixa Vida e Previdência: serviço de assistência e sinistros: 0800 722 2492

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