Barragem rompe e águas devem atingir Santa Tereza em três horas

ALERTA

Barragem rompe e águas devem atingir Santa Tereza em três horas

Estrutura em Cotiporã rompeu na tarde desta quinta-feira, 2. Impacto em Lajeado deve ser minímo

Por

Atualizado quinta-feira,
02 de Maio de 2024 às 18:16

Barragem rompe e águas devem atingir Santa Tereza em três horas
Foto: redes sociais
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O rompimento parcial da barragem 14 de Julho, localizada no Rio das Antas entre Cotiporã e Bento Gonçalves, nesta quinta-feira, 2, deve ter resultados minimos em Lajeado e Arroio do Meio. Contudo em Santa Tereza e cidade próximas o impacto pode ser de quatro metros no nível do rio em até três horas. 

Segundo a pesquisadora Sofia Moraes, o impacto será moderado em Encantado, Muçum e Roca Sales. “É preciso manter um nível de segurança e estar atento a quantidade de chuva”, ressalta Moraes que ainda menciona que moradores das cotas 34 e 35 devem sair de suas residências. 

O vice-governador, alerta para que quem esta próxima da área ja inundada, procure regiões mais altas e se mantenha seguro, porque a expectativa é que a barragem 14 de Julho, rompa de maneira geral. 

Ceran emite nota

A Ceran informa que após a análise do grupo técnico, foi constatado que o rompimento parcial da barragem da Usina 14 de Julho, até o momento, não traz aumento significativo nas vazões já existentes na Bacia Taquari-Antas, sendo observado nas cidades de Santa Tereza e Muçum, os valores de elevação de nível em 35cm e 25cm, respectivamente.
Seguimos com os protocolos de segurança acordados com a Defesa Civil e com nossas equipes focadas na segurança das pessoas. O cenário ainda requer atenção, pois existe a possibilidade de evolução das chuvas, que pode aumentar a vazão.
As barragens das Usinas Castro Alves e Monte Claro se encontram em situações estáveis no momento.
Nos solidarizamos com as comunidades e com as vítimas das cheias. Reforçamos que a população deve seguir as orientações da Defesa Civil.
A empresa pede a todos que se informem através dos seus meios de comunicação oficiais.
Site: Home – Ceran – Cia Energética Rio das Antas
Instagram: @usinasdaceran

Acompanhe
nossas
redes sociais