“Condição é parecida com a de setembro”, diz meteorologista

ALERTA PARA O VALE

“Condição é parecida com a de setembro”, diz meteorologista

Em entrevista à Rádio A Hora 102.9, Daniel Caetano alerta para maior volume de chuva entre quarta e quinta-feira, com cenário semelhante ao da enchente histórica de 2023

Por

Atualizado terça-feira,
30 de Abril de 2024 às 09:33

“Condição é parecida com a de setembro”, diz meteorologista
Lajeado é um dos municípios com vias bloqueadas na manhã desta terça-feira, 30

As previsões do tempo apontam para volume ainda maior de chuva sobre o Vale do Taquari nos próximos dias, com maior concentração entre quarta, 1º, e quinta-feira, 2 de maio. As próximas 48 horas devem ser atenção total conforme as informações do meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Daniel Caetano. 

De acordo com o profissional, neste momento, as áreas de maior intensidade estão na região central e leste do Rio Grande do Sul, o que inclui o Vale. Com a frente fria que também se aproxima e permanece na região, as chuvas são constantes. “As chuvas vão ficar bem distribuídas sobre grande parte do RS. Não conseguimos descartar nenhuma região”. 

De acordo com Caetano, em Teutônia, por exemplo, a previsão era de 41 mm de chuva distribuída ao longo do mês, mas ele ressalta que, só nas últimas 48 horas, já choveram 60 mm. “Podemos esperar que esse volume de chuva ultrapasse 150 mm de água acumulada para as próximas 72 horas”, afirma o meteorologista. 

Caetano diz ser difícil comparar o cenário atual com a enchente histórica de setembro do ano passado. “São circunstâncias diferentes do ponto de vista de conhecimento. Em setembro tínhamos um modo de agir e a enchente nos ensinou muito. Provavelmente teremos uma atuação da defesa civil e população de maneira mais cautelosa”. 

O meteorologista ainda destaca que, do ponto de vista meteorológico, o que se aponta é uma condição parecida com a de setembro, com volume de chuva intensa e concentrada. Com o volume dos rios já em aumento, a atenção aos avisos das autoridades e defesa civil são essenciais. 

Caetano também afirma que as chuvas não vão cessar nos próximos dias, mas diminuem de intensidade, intercalando com picos de maior volume de água. 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais