Dois encontros no próximo mês marcam a avaliação quinquenal da concessão das rodovias federais no Rio Grande do Sul. Organizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as audiências públicas terão momentos para apresentação de projetos oficializados e inclusão de pedidos para futura inclusão no plano de obras.
Na BR-386, são 18 novas intervenções em toda a área de concessão. Entram municípios das regiões Metropolitana, Litoral Vale do Taquari e Norte. Passam de 50 cidades lindeiras. No trecho regional, de Tabaí até a Serra de Pouso Novo, Lajeado, Estrela e Marques de Souza têm propostas oficializadas.
A primeira sessão é em Porto Alegre, dia 14 de maio, das 14h às 17h, em local a ser definido pela agência. Essa será presencial e aberta. Em 16 do mesmo mês, a reunião será híbrida em Brasília, no mesmo horário, no auditório da ANTT.
Com a duplicação do primeiro trecho, de Marques de Souza a Lajeado, e a ampliação da pista até Estrela, incompletas, a postura dos líderes locais é por uma cobrança efetiva pelo cumprimento das metas previstas.
“Difícil avaliar o que precisa ser melhorado no projeto original. Tem muitos pontos para aprimorar. O problema é que não vejo uma dinâmica construtiva”, critica o engenheiro Ivandro Rosa, representante da região na comissão tripartite (formada por ANTT, CCR ViaSul e conselho de usuários).
Das propostas oficializadas, a elevação da rua Bento Rosa, em Lajeado, foi negada pela CCR ViaSul. A justificativa da concessionária é que essa obra fica em área urbana e que essa intervenção precisa partir do poder público municipal. Essa resposta causa descontentamento por parte da gestão de Lajeado. O governo pretende recorrer e cobrar a inclusão junto à ANTT.
Devido a proximidade das datas das audiências, o encontro marcado para Estrela, no dia 8 de maio, foi suspenso. A solicitação do encontro foi feita pelo prefeito Elmar Schneider, no dia 13 de março, durante reunião da comissão tripartite em Porto Alegre.
PROPOSTAS PROTOCOLADAS
- LAJEADO
Elevação do nível
da rua Bento Rosa
Motivo: Dois metros a mais de cota resulta em uma redução de 40% nas interrupções do fluxo devido às enchentes. - ESTRELA
Passagem de nível entre os bairros Imigrantes e Pinheiros
Motivo: Moradores do Pinheiros precisam fazer todo o retorno pela Av. Rio Branco, imediações da rodoviária, para chegar no centro de Estrela. - MARQUES DE SOUZA
Trevo principal
Motivo: Acesso a área central não foi incluído no projeto original da duplicação.Asfalto de vias paralelas
Motivo: Em Linha Perau, as vias são de chão batido. Em dias de chuva, dificulta o acesso à rodovia.Rótula em Linha Perau
Motivo: Localidade precisa se deslocar até o acesso principal para retornar.Passarela em Picada Flor
Motivo: Rodovia divide moradias do salão social da comunidade e do campo de futebol.Paradas de ônibus
Motivo: Uma sequência de abrigos foi retirada das imediações da rodovia. Pontos são usados por estudantes da rede municipal para embarque e desembarque do transporte escolar.