Serviço de Atendimento Especializado muda de endereço na próxima semana

Saúde Lajeado

Serviço de Atendimento Especializado muda de endereço na próxima semana

A partir da segunda-feira, 29, o serviço passará a atender na Rua Pinheiro Machado, 640, esquina com a Rua João Abott, bairro Centro

Por

Atualizado quarta-feira,
17 de Abril de 2024 às 10:38

Serviço de Atendimento Especializado muda de endereço na próxima semana
Novo endereço: Rua Pinheiro Machado, 640 (esquina com a Rua João Abott), bairro Centro. Créditos: Laura Mallmann
Lajeado

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), setor vinculado à Secretaria da Saúde (Sesa) de Lajeado, mudará de endereço na próxima semana, nos dias 25 e 26 de abril. A partir da segunda-feira, 29, o serviço passará a atender na Rua Pinheiro Machado, 640 (esquina com a Rua João Abott), bairro Centro.

Atualmente, o SAE fica na Rua Alberto Torres, 560. O antigo endereço foi alagado durante as cheias de setembro e novembro de 2023 e, por esta razão, decidiu-se fazer a mudança. Para definir o novo endereço, a Sesa buscou um espaço de fácil acesso para a população, em área central e não alagável.

Conforme a enfermeira responsável pelo SAE, Candida Mabel Câmara de Paoli, a nova sala passa por reforma e adequação para receber o serviço.

“É uma mudança necessária, que amplia o nosso espaço de atendimento e torna ele ainda melhor para a população. O local em que vamos instalar o serviço é mais arejado, fica em uma área não alagável e é ainda mais adequado para receber a população”, explica Candida.

Atendimento suspenso durante a mudança

Para a mudança, o SAE suspenderá o atendimento na próxima quinta-feira, 25/04, a partir das 11h, permanecendo fechado durante a sexta-feira, 26/04. A reabertura no novo local ocorre na segunda-feira, 29/04.

SAE

O SAE, que existe desde 1999, é referência para acompanhamento e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Tuberculose, Hepatites Virais, entre outras doenças infectocontagiosas. No local, são realizados testes rápidos para Hepatites B e C, HIV e Sífilis, para a população em geral, gestantes e seus parceiros, e é feito o fornecimento e a distribuição de preservativos no município de Lajeado. O serviço realiza também o acompanhamento de portadores do vírus HIV e doentes de Aids, disponibilizando consultas, atendimento especializado, medicamentos e exames a estes pacientes.

Atualmente, estão cadastrados no SAE cerca de 2,2 mil pacientes portadores de HIV e 745 usuários que fazem acompanhamento para hepatites B e C, além de outros pacientes de doenças como Tuberculose, Hanseníase, Toxoplasmose e outras que são acompanhados pelo serviço.

Saiba mais

Telefone: (51) 3982-1131

E-mail: sesa.sae@lajeado.rs.gov.br

Novo endereço: Rua Pinheiro Machado, 640 (esquina com a Rua João Abott) – Centro.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira da 7h às 16h.

Acompanhe
nossas
redes sociais