CCR ViaSul recomeça obra pelo viaduto entre o Montanha e o Olarias

Vale do Taquari

CCR ViaSul recomeça obra pelo viaduto entre o Montanha e o Olarias

Perspectiva da concessionária é finalizar a ligação entre os bairros de Lajeado em no máximo 30 dias. Com isso, a passagem está fechada para o trânsito. Término dos cerca de 10% das obras de duplicação entre Marques de Souza e Estrela fica para fevereiro de 2025

Por

CCR ViaSul recomeça obra pelo viaduto entre o Montanha e o Olarias
Viaduto entre os bairros Olarias e Montanha deve ficar pronto em um mês. Trânsito voltou a ser interrompido
Vale do Taquari

A retomada das intervenções na BR-386 foi marcada pelo trabalho no viaduto entre os bairros Olarias e Montanha, em Lajeado. Conforme a CCR ViaSul, a ligação deve ficar pronta em no máximo 30 dias.

Com isso, a passagem antes feita de forma irregular pelos motoristas, deve ser feita pela ERS-130, o que aumenta em quase dez quilômetros o percurso de quem precisa se deslocar entre os bairros adjacentes à BR-386.

“Vamos trabalhar o mais rápido possível para terminar antes. Se tudo der certo e o tempo colaborar”, diz um mestre de obras que iniciou o trabalho ontem no trecho da BR-386 entre Marques de Souza até Estrela.

Segundo informações da concessionária, o prazo para liberar o viaduto também prevê análise de infraestrutura, feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Entre as ações iniciais previstas no local estão a finalização da terraplanagem, implantação de sistemas de drenagem e de calçadas.

Em seguida ocorre a pavimentação, adequação das juntas de dilatação, instalação de passeios, sinalização e paisagismo. Neste momento, foram destacados cerca de 30 trabalhadores e dez máquinas.

Duplicação pronta em 2025

A concessionária estabeleceu um novo prazo para término da duplicação entre Marques de Souza e Lajeado. O percurso abrange 20,3 quilômetros. Segundo a CCR ViaSul, está 92% concluída. Uma parte significativa, correspondente a 11,5 quilômetros, está aberta ao tráfego desde o ano passado.

A liberação ocorreu em duas etapas: a primeira, em outubro de 2023, contemplou sete quilômetros (do km 325 ao 332), seguida pela segunda em 20 de fevereiro deste ano, com mais 4,5 quilômetros (do km 336,8 ao 341,4).

Na lista de obras concluídas, estão três acessos, duas passarelas, um retorno e cinco novas pontes e um viaduto no bairro Conventos, em Lajeado. As vias marginais também foram expandidas, somando quase 10 quilômetros de extensão, com alguns trechos destinados apenas ao tráfego local.

Ainda resta uma parte do trecho por ser concluída, totalizando nove quilômetros, que incluem obras nas vias marginais, um retorno, um alargamento de ponte, duas passarelas e três interseções.

Ampliação Lajeado\Estrela

Segundo a concessionária, a ampliação da pista entre Lajeado e Estrela está com 65% concluída. O percurso tem 5,1 quilômetros. Deste total, metade das ações de implantação das novas faixas estão concluídas, ao passo que 99% das passarelas estão finalizadas.

Na totalidade, restam outros 50% das faixas adicionais, quatro alargamentos e adequações das duas pontes e adequação de outras cinco interseções, afirma a CCR ViaSul. A conclusão prevista em contrato é para outubro deste ano. No entanto, a estimativa é que fique para o mesmo período da duplicação do primeiro trecho.

Busca por trabalhadores

A CCR ViaSul está com 130 vagas abertas e com início imediato para quem tiver interesse em trabalhar nas obras. Quando fechada a primeira leva de contratados, a ideia é abrir nova seleção e chegar em 300 pessoas atuando nas frentes durante o auge do cronograma de obras.

Entre as oportunidades estão: ajudante, sinaleiros, encarregado, pedreiro, armador, rasteleiro, carpinteiro, operador de escavadeira e de basculante. Mais informações nas agências do Sine de Lajeado (Rua Júlio de Castilhos, 478, Centro, de segunda a sexta-feira ,das 8h às 14h) e de Estrela (Rua Marechal Floriano, 27, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h).

Acompanhe
nossas
redes sociais