Projeto une pavilhões e cria centro de eventos no Parque do Imigrante

LAJEADO

Projeto une pavilhões e cria centro de eventos no Parque do Imigrante

Expovale + Construmóbil 2024 terá mudanças. Entre elas, a retomada do Salão do Automóvel e o fim da Mostra Arquitetura

Por

Atualizado segunda-feira,
15 de Abril de 2024 às 10:38

Projeto une pavilhões e cria centro de eventos no Parque do Imigrante
Imagem: Reprodução de projeto
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Para a Expovale + Construmóbil 2024 adaptações e investimentos são feitos no Parque do Imigrante, em Lajeado. Com menos de sete meses para a feira, os trabalhos se intensificam. Conforme os presidentes da 23ª Expovale, Graciela Black, e da 11ª Construmóbil, Daniel Bergesch, após transformação que ocorreu integrando os pavilhões 2 e 3, a obra ficou incompleta, unificou o espaço, mas ainda não existe o fechamento, a cobertura de saguão. A ideia é que seja feito um espaço único.

“Após servir como alojamento para desabrigados pós-enchente, as estruturas ficaram mais deterioradas, principalmente, os banheiros e a parte elétrica. Do fechamento, já foi feita uma reunião com prefeito e Seplan reforçando a necessidade de investimento. Precisa abrir edital para terminar essa obra, o desafio agora é maior e, ao mesmo tempo, tento olhar o lado positivo pelo fato de ter um centro único no qual fica um pouco mais interessante para quem estava naquela disputa de exposição. Tendo um só, fica mais uniforme e não haverá mais disputa”, ressalta Bergesch.

Presidentes da 23ª Expovale, Graciela Black, e da 11ª Construmóbil, Daniel Bergesch (Foto: Pedro Rodrigues)

Conforme os presidentes, a Acil contratou um projeto de arquitetura para fazer esse fechamento, além da acessibilidade e algumas melhorais no entorno onde foi contratado o arquiteto Lucas Pedó para fazer esse pré-estudo. “Ele nos apresentou, sugerimos algumas modificações, gostamos das ideias e marcamos a reunião com o prefeito quando descobrimos que já tinha o projeto estrutural para fazer o fechamento da cobertura entre os pavilhões 2 e 3. Então, dois projetos que trabalharam isoladamente. Imediatamente o prefeito ligou para o projetista estrutural pedindo uma compatibilização de projeto e agora, começamos a fazer a fase daquela estrutura.”

Uma das principais ideias de conceito do arquiteto é não fazer um pavilhão único, mas um Centro de Eventos para que o local seja usado para outras atividades como, por exemplo, prática de esporte, competições, além de eventos de grande e menores portes.

Para este ano, a Expovale + Construmóbil contará com mudanças. Eentre elas, a retomada do Salão do Automóvel e o fim da Mostra Arquitetura.

“A mostra arquitetura estava cada vez mais fraca, menos arquitetos querendo aproveitar o espaço. Tivemos dificuldades em várias edições e a ideia é trazer para aquele espaço o salão do automóvel, já com empresas confirmadas como, a Motomecânica, a Pegasus e a Hyundai. Um espaço muito bom do parque e agora uma outra destinação para que seja ocupado. É preciso adaptar à nova situação”, reforça Graciela.

Alterações no posicionamento dos standes, nivelamento do piso no interior também estão no projeto, além de melhorias na parte externa. O estacionamento também deve sofrer alterações. “O estacionamento da Univates, pode ser uma saída”, frisa Bergesch.

Para participar

Com menos de sete meses para a feira, ainda há espaços para quem quiser participar da Feira Construmóbil & Expovale. Conforme Graciela, a área externa, para implementos agrícolas e rodoviários, já está 90% comercializada. No centro de eventos, pavilhão 2 e 3, além do saguão 2, falta espaço. Praça de alimentação, 100% comercializada. Pavilhão 1, com 45 % comercializado, e o pavilhão 4 – da agroindústria e artesanato, layout deve ficar pronto nesta semana. No local da amostra, terá a presença das concessionárias.

A Expovale + Construmóbil 2024 ocorre de 7 a 10, e de 13 a 17 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais