Cerca de 800 associados da Cooperativa Dália participaram, no final de março, das assembleias regionais nos municípios de Santa Cruz do Sul, Progresso, Encantado, Arroio do Meio, Anta Gorda e Guaporé. Na ocasião, o presidente-executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, apresentou o balanço do exercício de 2023 e comentou os fatores que impactaram o mercado e promoveram uma grande crise no segmento da proteína animal.
Entre os principais fatores geradores da crise agroindustrial, conforme Freitas, estão a explosão generalizada dos custos de insumos no período da pandemia, a elevação dos juros bancários, o desequilíbrio entre a oferta e o consumo, e a baixa capacidade do consumo e do poder aquisitivo da população brasileira. “Insumos como grãos, embalagens, transportes, entre outros, dobraram seus preços, e o mercado não absorveu esse aumento, ficando as agroindústrias sem rentabilidade.” Ele também falou sobre o aumento da taxa básica de juros, a SELIC, que saltou de 1% para 13,75% ao ano.
Tributação
Salientou ainda que uma ameaça no cenário econômico é o aumento da tributação decorrente dos decretos estaduais que retiram os benefícios fiscais, os quais foram instituídos para equalizar a competitividade do estado com os demais estados da federação. “A decisão do governo gaúcho promoverá perdas significativas para as agroindústrias gaúchas em relação a Santa Catarina e o Paraná, por exemplo. Teremos que lidar com o aumento da carga tributária, que deverá sufocar o setor produtivo, além de outros desafios.”
Estratégias
Para minimizar os efeitos da crise da produção de proteína animal, a direção da cooperativa optou por ações estratégicas em relação à produção de suínos e frangos. “Precisávamos diminuir os gargalos que faziam a empresa operar sem rentabilidade. Por isso, diminuímos o abate de suínos e aves”, lembrou Freitas. Em relação à indústria de suínos, a mesma medida contemplou o aumento na produção de embutidos em relação à carne in natura, com valor agregado.
Final da crise
O gestor ainda ressalta que a crise da proteína animal, iniciada em 2020, começou a desacelerar em setembro do ano passado. “Tínhamos uma projeção que no primeiro semestre de 2023 seria o momento mais impactante da crise e estávamos certo. Contudo, só sentimos os reflexos positivos em novembro, quando deixamos para trás os danos causados pela catástrofe climática de setembro, cujas águas invadiram as indústrias”, recordou o presidente-executivo.
Por fim, Freitas mencionou as oportunidades que o mercado tem apresentado. “Acompanhamos a reação do mercado em relação à redução dos custos dos insumos e à queda na taxa Selic, atualmente em 10,75% ao ano.”
Quadro Social
O Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, prestou contas sobre números do quadro social. “Atualmente, são 2.661 associados em 125 municípios e 2.831 funcionários”, pontuou.
Criança Dália 2023
Sobre o Programa Criança Dália, em 2023 foram mais de R$ 87,3 mil em doações, o que também inclui o patrocínio da Corrida Pela Vida, evento promovido pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI). Além disso, foram doados ao ICI mais de R$ 197 mil, referente ao percentual sobre as vendas de leite Dália UHT.
LEGENDA:
Direção apresentou balanço do exercício de 2023 e avaliou cenários que impactam o setor
créditos: Kástenes R. Casali/divulgação