Projeto Re.Ciclo converte plástico em investimento escolar

Opinião

Vini Bilhar

Vini Bilhar

Repórter de economia

Projeto Re.Ciclo converte plástico em investimento escolar

A Girando Sol mantém o projeto Re.Ciclo, que transforma resíduos plásticos em recursos para escolas. A iniciativa, que existe há três anos, está com inscrições abertas para novas instituições interessadas. O programa instala Eco Pontos para coleta de embalagens e incentiva a separação correta dos resíduos. O material arrecadado é recolhido por empresas credenciadas e convertido em repasse financeiro para as escolas participantes.

Além da reciclagem, o projeto inclui palestras de conscientização sobre meio ambiente e sustentabilidade. Em 2024, 33 escolas de Lajeado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul e Estrela arrecadaram quase 12 toneladas de plástico. A Girando Sol busca novos parceiros para expandir o projeto

Caracol Chocolates aposta em tradição e qualidade na Páscoa

Com a chegada da Páscoa, a Caracol Chocolates se destaca pela tradição e qualidade de seus produtos artesanais de Gramado. A marca oferece uma linha completa de chocolates feitos com 100% manteiga de cacau, sem gordura hidrogenada e sem glúten.

Entre os destaques estão os ovos de Páscoa trufados, mesclados e acompanhados de mini ovos e figuras temáticas. Há também barras, pirulitos e caixas de bombons. O gerente de produção Jaderson dos Santos ressalta a preocupação com recheios cremosos e opções diet e sem lactose.

Fotos: divulgação

A gerente de marketing do Grupo Florestal, proprietária da marca Caracol, Clarí Schneider, destaca as embalagens sofisticadas e o clima especial das lojas para a data. O prazer de saborear o verdadeiro sabor dos chocolates de Gramado, promete ser uma experiência única nesta Páscoa, segundo Clarí.

“Destemidos”, da Dália Alimentos, nos 110 anos de Encantado

A celebração dos 110 anos de Encantado contou com o lançamento da segunda edição do livro Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos. O evento ocorreu na terça-feira, 1º, na Casa de Cultura, com exposição sobre a obra, que ficará disponível até o fim do mês.

A programação reuniu autoridades, como o prefeito Jonas Calvi, além de vereadores e lideranças locais. O público presente acompanhou a Orquestra Municipal e o Coral Vida e Canto e recebeu exemplares do livro gratuitamente.

O presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, destacou a história do cooperativismo e a evolução da cooperativa. O escritor Charles Tonet explicou que a narrativa do livro segue a Jornada do Herói, enfatizando desafios e superações do modelo cooperativista.

RÁPIDAS

  • Tarifas – O chefe do Comércio da União Europeia, Maros Sefcovic, afirmou que o bloco agirá com calma e unidade diante das tarifas impostas pelos EUA. Ele disse que conversará com autoridades americanas e alertou que tarifas injustificadas podem ter efeitos negativos.
  • Energia – O Brasil deverá expandir sua capacidade instalada de eletricidade para 574 GW até 2050, mesmo sem atingir a meta de zero emissões, segundo relatório da Bnef. Atualmente em 235 GW, o número pode chegar a 842 GW caso o país cumpra o objetivo climático.

Frase do dia

Iana Ferrão, economista do banco BTG Pactual

“Todos os produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos estarão sujeitos a uma tarifa adicional de 10%, exceto nos casos em que já se aplicam tarifas específicas mais altas, como no caso do aço e do alumínio, tarifados em 25%”

Acompanhe
nossas
redes sociais