Lajeado promove evento sobre qualidade dos produtos de origem animal

SEMINÁRIO NA UNIVATES

Lajeado promove evento sobre qualidade dos produtos de origem animal

Evento segue até quinta-feira, 11, e reúne a comunidade envolvida na produção de alimentos, desde o empreendedor até estudantes da área

Por

Atualizado quarta-feira,
10 de Abril de 2024 às 14:40

Lajeado promove evento sobre qualidade dos produtos de origem animal
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Prefeitura de Lajeado, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), realiza nesta quarta-feira,10, o primeiro dia de palestras do 3º Seminário Diga SIM à Qualidade. O evento, que segue até quinta-feira, 11, ocorre no auditório do Prédio 11 da Univates e reúne a comunidade envolvida na produção de alimentos, desde o empreendedor até estudantes da área.

O seminário tem como objetivo disseminar os conhecimentos que envolvem as boas práticas na produção de alimentos, promovendo a saúde animal, humana e do meio ambiente, a partir da conscientização de todos os segmentos da cadeia produtiva e da sociedade em geral.

A abertura do evento contou com a presença do secretário da Sedetag, André Bücker, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) Mauro Moreira, o presidente da Associação dos Médicos Veterinários do Vale do Taquari (AMVET), Alessandro Alves Luciano, coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, Liana Stoll, e a sócia da empresa DC Alimentos, Bruna Dartora.

O titular da Sedetag, André Bücker, ressaltou que o SIM é um trabalho feito por muitas mãos, organizações, entidades e empresas. “Chegamos ao terceiro seminário e isso demonstra que o SIM não é mais algo visto como negativo pela comunidade e empresas, mas sim um serviço que auxilia a desenvolver as indústrias e compartilha o conhecimento sobre a área”, explicou Bücker.

“O seminário é muito importante porque contribui para que mais pessoas conheçam o nosso trabalho. A sociedade precisa entender que o nosso trabalho serve para evitar que pessoas se contaminem por meio de alimentos armazenados, preparados ou manipulados de forma errada. Percebemos que a Prefeitura, por meio do SIM, está preocupada em disseminar essa mensagem”, esclareceu o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.

A palestra

A palestra que abriu o evento abordou o tema “Rastreabilidade e recall dos produtos de origem animal no processo de industrialização das agroindústrias de pequeno porte” e foi ministrada pela especialista em Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos e auditora de Sistemas Regulatórios do Senai Porto Alegre, Débora Brum.

Débora ressaltou que a qualidade dos alimentos que chegam ao consumidor final estão relacionados à saúde pública.

“Temos que ter certeza que as marcas e os alimentos produzidos pelas nossas empresas estão vinculados a selos de qualidade e certificações para demonstrar aos clientes que a empresa se preocupa e possui credibilidade no assunto, indo além do que só a legislação nos obriga a ter”, avaliou a palestrante.

A coordenadora do SIM, Paula Luciana Kern, destacou que o seminário se tornou uma referência regional, com a presença de representantes de diversos municípios e empresas da região.

“Os assuntos abordados são interessantes para quem trabalha, estuda e regula os produtos de origem animal. Todas as abordagens são para ter uma produção sem riscos à saúde e ter uma boa qualidade nos produtos”, ressalta a coordenadora.

O seminário segue durante a tarde desta quarta-feira e nesta quinta-feira, 11, no auditório do Prédio 11 da Univates.

Programação

  • Quarta-feira, 10.

8h30 – Formação da mesa das autoridades e apoio do evento

9h – Palestra com Débora Brum com o tema “Rastreabilidade e recall dos produtos de origem animal no processo de industrialização das agroindústrias de pequeno porte”

10h – Coffee Break

10h20 – Palestra com Luciano Chaves com o tema “As novas mídias digitais – Importância e oportunidades na área de alimentos”

12h – Intervalo

13h30 – Palestra com Ana Lúcia Correa Lemos com o tema “Tecnologia de Alimentos – Principais etapas e cuidados para produção de embutidos frescais, dessecados e maturados”

15h – Coffee Break

15h20 – Continuação da palestra com Ana Lúcia Correa Lemos

  •  Quinta-feira, 11.

8h30 – Palestra com Paula Luciana Kern com o tema “Apresentação do SIMplifica – Decreto que regulamenta regime simplificado de fiscalização para unidades de beneficiamento de Carnes e Pescados”

9h – Palestra com Ana Carolina Cittolin com o tema “Rotulagem de Alimentos – Atualização de legislação, tópicos importantes para produção de um rótulo que dê segurança para o consumidor”

10h – Coffee Break

10h20 – Continuação da palestra com Ana Carolina Cittolin

 

Acompanhe
nossas
redes sociais