Prefeito considera Fenachim uma janela de oportunidades

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Prefeito considera Fenachim uma janela de oportunidades

Festa ocorre entre os dias 1º e 12 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão

Por

Atualizado sexta-feira,
05 de Abril de 2024 às 13:27

Prefeito considera Fenachim uma janela de oportunidades
Jarbas da Rosa, prefeito de Venâncio Aires (Foto: Mateus Rois)
Venâncio Aires
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com menos de um mês para a abertura da 17ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), destacou a relevância do evento em entrevista ao programa Frente e Verso nesta sexta-feira.

Agendada para ocorrer entre os dias 1º e 12 de maio, a Fenachim é enaltecida pelo prefeito como impulsionador do nome de Venâncio Aires, levando-o além das fronteiras estaduais e até mesmo nacionais. Rosa ressaltou que a feira é uma celebração não apenas da cultura local, mas também da erva-mate, símbolo dos gaúchos. “Estamos nos aproximando da 17ª edição, já com olhos voltados para a próxima, que marcará 40 anos de uma história rica em representatividade cultural e benefícios econômicos”, afirmou.

Ao longo dos anos, a cadeia produtiva da erva-mate na região experimentou um fortalecimento significativo, com Venâncio Aires se tornando um dos polos ervateiros do estado. Com 450 produtores rurais dedicados ao plantio da planta, o governo municipal implementou um programa de incentivo, subsidiando 50% do custo das mudas de erva-mate. O prefeito destacou que nos últimos três anos, cerca de cinco mil mudas foram plantadas graças a esse programa.

Além disso, o RS tem aumentado a quantidade de exportações para outros estados, como Mato Grosso, e para países como Argentina e Uruguai. Estudos também estão em andamento para investimentos no continente asiático, onde a erva-mate é consumida como chá, sem o tradicional uso da bomba e com uma moagem mais fina. Nesse contexto, o fortalecimento da produtividade estadual é considerado crucial.

Rosa convida todos a participarem da Fenachim, e lembra que no primeiro dia de festa (1º de maio), a entrada será gratuita até as 15h. A programação completa pode ser conferida AQUI.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais