No que depender do especialista em comércio e palestrante do 9º Sindilojas Vale do Taquari, Thiago Varejo, as ferramentas tecnológicas não serem exclusivamente para vendas online. Em entrevista ao Conexão Regional da Rádio A Hora, o dono de rede de estabelecimentos comerciais em Minas Gerais, indicou que é preciso enxergar o mundo digital como uma oportunidade de convencer o público a visitar o seu espaço físico.
Para Thiago, ao se concentrar em plataformas de vendas online é preciso competir com grandes players de abrangência internacional como Mercado Livre e Magalu. Na estratégia que ele defende, é preciso aproveitar a adesão de redes sociais e ferramentas de divulgação para criar uma rede de contatos maior. “O digital é um aliado, não pode ser um vilão para o negócio físico. Não adianta entender de digital se quando o cliente te procura, o básico não é bem feito. Tem gente que demora duas horas pra responder Whatsapp. O cliente vai lembrar do que sua empresa fizer ele sentir, não falar ou mostrar”.
Dono de uma rede de lojas denominada Cabocla, em Minas Gerais, o comerciante já atuou em conjunto com mais de três mil empresas e reuniu em sua carreira um público superior a 11 mil pessoas em palestras. Na noite dessa quinta-feira, 4, ele palestrou no 9ª Reload Sindilojas Vale do Taquari, em Lajeado.
Sobre a falta de mão de obra para o setor lojista, Thiago reconhece que trata-se de um problema que afeta todos os mercados, mas que depende do trabalho permanente dos empresários buscar profissionais que aceitem estar em frequente qualificação e que sejam orientados pelos gestores do modelo de negócio que representam.
Assista a entrevista completa: