Congresso reúne pediatras e discute desafios da profissão

saúde

Congresso reúne pediatras e discute desafios da profissão

Evento que inicia nesta quinta-feira, 4, em Porto Alegre, contará com a participação de profissionais do Vale do Taquari. Temas como autismo, vacinação infantil e doenças respiratórias também estarão em evidência. Programa da Rádio A Hora terá transmissão ao vivo do local

Por

Congresso reúne pediatras e discute desafios da profissão
Weiand é um dos médicos do Vale que participará do evento. (Foto: MATEUS SOUZA)
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Principal evento voltado à especialidade no RS, o Congresso de Atualização em Pediatria reunirá profissionais de todo o Sul do país a partir de hoje. Serão três dias de discussões sobre temas voltados à saúde e desenvolvimento infanto-juvenil. Dezenas de médicos que atuam no Vale do Taquari estarão presentes.

Esta é a 16ª edição do congresso, organizado anualmente pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. A programação, que se estende até sábado, 6, ocorrerá no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre e conta com pouco mais de mil inscritos. O programa “Nossos Filhos”, da Rádio A Hora, será apresentado ao vivo do local nesta noite.

Médico pediatra com mais de três décadas de atuação no Vale e integrante da diretoria da Sociedade de Pediatria do RS, João Paulo Weiand destaca a importância do evento como forma de atualização constante dos profissionais. Para ele, trata-se de uma oportunidade ímpar de troca de ideias, experiências e conhecimento.

“É um congresso de extrema importância para a pediatria gaúcha, com debates sobre os mais variados e atuais assuntos relacionados ao trabalho do pediatra e ao cuidado com as crianças e adolescentes”, destaca Weiand, ao lembrar de situações cada vez mais em evidência, como o autismo, a dengue e a obesidade infantil.

Profissão em debate

O congresso não se limita às discussões sobre doenças. A própria profissão, comenta Weiand, aparece como tema central de palestras e painéis. “Vamos falar sobre o futuro da pediatria, a profissão, as possíveis melhorias e também a falta de pediatras para atendimentos em hospitais e UTIs”, frisa.

Um tema que começa a aparecer no cotidiano dos pediatras terá destaque. Uma miniconferência abordará o uso da inteligência artificial nos consultórios. “Essa atividade oferecerá uma visão única sobre como a IA está moldando o futuro da prática médica e proporciona benefícios significativos a pacientes e profissionais”, comenta o presidente do Congresso, Marcelo Porto.

Atração itinerante

Pela primeira vez, “Nossos Filhos” será apresentado fora da região. A iniciativa de levar a atração ao Congresso de Pediatria partiu do próprio João Paulo Weiand, que comanda o programa semanal, das 19h às 20h.

São entrevistados o presidente da Sociedade de Pediatria do RS, José Paulo Ferreira, e o presidente do Congresso, Marcelo Porto. Haverá transmissão ao vivo multiplataforma, no Facebook do Grupo A Hora e pelo YouTube, no canal “Nossos Filhos Podcast”.

Acompanhe
nossas
redes sociais