Voluntários participam de instrução de salvamento aquático na Barragem Eclusa

Bom Retiro do Sul

Voluntários participam de instrução de salvamento aquático na Barragem Eclusa

As oficinas foram ministradas pelo Corpo de Bombeiros Militar. Objetivo é passar orientações para aqueles que disponibilizaram suas embarcações e atuaram como voluntários no salvamento de pessoas ilhadas durante as enchentes do ano passado

Por

Atualizado quinta-feira,
28 de Março de 2024 às 14:02

Voluntários participam de instrução de salvamento aquático na Barragem Eclusa
(foto: Bianca Mallmann)
Bom Retiro do Sul

Ocorre nesta quinta-feira, 28, uma instrução de salvamento aquático para voluntários que atuaram durante as enchentes do ano passado. A atividade é ministrada pelos bombeiros e ocorre na Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul. Participam voluntários de Lajeado e Estrela e o efetivo da Defesa Civil dos municípios.

Foram duas oficinas durante a manhã: uma prática na água e outra de atendimento pré-hospitalar (APH) para afogados. Os voluntários receberam orientações sobre como proceder para tirar uma pessoa afogada da água e como prestar o primeiro atendimento, além de como manobrar a embarcação em um ambiente adverso com correnteza para evitar virar a embarcação, por exemplo.

O objetivo é passar orientações para aquelas pessoas que disponibilizaram suas embarcações e atuaram como voluntários no salvamento de pessoas ilhadas durante as enchentes do ano passado.

“Esse pessoal que ajuda nas enchentes vai receber uma orientação técnica nossa (bombeiros). Eles já têm muito conhecimento sobre a água, muitos deles são pescadores, vivem no rio. Por isso não queremos ensinar ou obrigar algo, mas compartilhar a nossa técnica na água e o APH de afogados. Com isso a gente quer dar mais segurança para eles atuarem nas enchentes, até porque fazem um serviço essencial. Com essas oficinas queremos prestar um melhor atendimento para a sociedade quando for necessário”, diz o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Lajeado, Capitão Thalys Stobbe.

Confira matéria completa no jornal impresso de sexta-feira, 29.

Acompanhe
nossas
redes sociais