Fundef realiza curso de Fissura Labiopalatal em Lajeado

saúde

Fundef realiza curso de Fissura Labiopalatal em Lajeado

Iniciativa reunirá profissionais da saúde envolvidos no tratamento da fissura labiopalatina entre os dias 4 e 6 de abril; encontros serão realizados na sede da instituição, na Clínica Dr. Wilson Dewes e no Hospital Bruno Born (HBB)

Por

Atualizado quinta-feira,
28 de Março de 2024 às 17:15

Fundef realiza curso de Fissura Labiopalatal em Lajeado
Foto: divulgação
Lajeado

Entre os dias 4 e 6 de abril, diversos profissionais da saúde envolvidos no tratamento da fissura labiopalatina estarão em Lajeado, para o 7º Curso Teórico-Prático de Fissura Labiopalatal. Realizado pela Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio Faciais (Fundef), com apoio da Smile Train Brasil, o curso vai reunir cirurgiões, dentistas, fonoaudiólogos e especialistas para uma imersão nessas áreas.

Segundo Alain Viegas, cirurgião e diretor técnico da FundeF, o objetivo é promover uma verdadeira imersão interdisciplinar com foco no tratamento de pacientes com fissura labiopalatina que será produtiva para todos os participantes. “Neste ano, vamos ter grandes profissionais renomados na área, que, com certeza, irão trazer muita contribuição para todos que estiverem conosco durante estes dias”, avalia.

Entre os principais convidados da área da cirurgia estão, Renato Freitas, cirurgião plástico e crânio facial do CAIF e professor de cirurgia plástica da UFPR; Diego Steinberg, especialista em Cirurgia Plástica Craniofacial e fundador e diretor da World Craniofacial Foundation; e Carlos Giugliano, Diretor Médico e Vice-Presidente Executivo da Fundação Alfredo Gantz Mann, no Hospital Infantil com Fissuras.

O curso terá módulos teóricos e práticos, que serão divididos entre a sede da FundeF, a Clínica Dr. Wilson Dewes e o Hospital Bruno Born (HBB) – distantes cerca de 750m. As formações abordarão os processos de tratamento e a atuação das diversas áreas da saúde no processo de reabilitação.

Trabalho da Fundef

Há 32 anos, a Fundef é referência para mais de 3,6 mil pacientes, residentes no estado do Rio Grande do Sul, que possuem fissuras labiopalatinas e mais de 37 mil pacientes na área da reabilitação auditiva. Ao todo, 390 municípios são atendidos pela instituição.

Mais de 8 mil pacientes foram atendidos pela FundeF em 2023. A área de Fissura Labiopalatina realizou mais de 46 mil procedimentos e fez 347 cirurgias. Enquanto isso, a área da Saúde Auditiva, também atendida pela instituição, concluiu mais de 18 mil procedimentos e entregou 1.240 aparelhos auditivos.

O que é fissura labioplatina?

A fissura labiopalatina, condição dos indivíduos atendidos por esses profissionais, é uma malformação congênita que afeta o lábio e/ou palato (céu da boca). Durante o acompanhamento, o cuidado ao realizar técnicas adequadas para a correção cirúrgica do palato, visa reabilitar de forma funcional a fala e o crescimento craniofacial.

“Ao final do período de tratamento, as limitações que geram a deficiência não estão mais aparentes, sejam elas físicas ou indícios de escape de ar nasal e dificuldade de fala. O que fica é apenas uma cicatriz”, esclarece Viegas.

Mais informações

  • Data: 4 a 6 de abril;
  • Local: Fundef, HBB e Clínica Dr. Wilson Dewes, em Lajeado (RS);
  • Convidados especiais: Renato Freitas, Melissa Zanttoni Antoneli, Rosa Helena Wanderley Lacerda, Carlos Giugliano, Diego Steinberg, Terumi Okada Ozawa e Maria Inês Pegoraro-Krook;
  • Práticas: Oficina de prótese de palato, cirurgias ao vivo, discussões de caso, aulas teóricas
  • Mais informações: cursos@fundef.org.br ou (51) 99301-1574
  • Siga a FundeF: @fundef_rs

Acompanhe
nossas
redes sociais