Seminário e feira abrem celebrações dos 109 anos

ENCANTADO

Seminário e feira abrem celebrações dos 109 anos

Aniversário é em 31 de março e tem programação diversificada. Show com Papas da Língua encerra evento

Por

Atualizado sábado,
23 de Março de 2024 às 18:28

Seminário e feira abrem celebrações dos 109 anos
Um dos expositores é Roberto Antônio Hennika, 52. Suas peças podem levar meses até estarem prontas para comercialização (Foto: Bryan Bicca).
Encantado

O auditório Imigrante, da prefeitura municipal, foi palco do primeiro encontro regional de artesanato do Vale do Taquari. Dentro da programação do aniversário de 109 anos de Encantado, iniciou ontem, 22, o Seminário Estadual e a Feira Regional de Artesanato. O evento visava aproximar as artesãs do município com a região e o estado, proporcionando uma troca de experiências e conhecimentos no setor.

Durante a tarde seguiu a feira regional na Casa de Cultura, que reuniu mais de 100 artesãs expondo seus trabalhos. O evento buscou fortalecer os laços entre os profissionais de Encantado e Vale do Taquari. Na ocasião, os artífices tiveram a oportunidade de expor e comercializar uma variedade de produtos, como panos de prato, almofadas, blusas de lã, guardanapos de crochê, toalhas de rosto e banho, além de outros objetos decorativos.

Entre as autoridades presentes no seminário estava o presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), José Scorsatto, que reforçou a importância do artesanato para a economia e município. O grupo foi um dos parceiros do município na realização do evento.“Umas das ações em prol do setor que vamos desenvolver é sobre a desburocratização da carteira de artesão. Vamos fazer com que não seja mais preciso renovar a carteira. Quem emitir uma nota no ano já renova automaticamente. Por enquanto também não há cobrança para aqueles que querem fazer a carteira”, revelou.

Entre os presentes havia representantes do setor artesanal de Anta Gorda, Bom Retiro do Sul, Capitão, Colinas, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Ilópolis, Lajeado, Nova Bréscia, Paverama, Progresso, Roca Sales, Sério, Teutônia, Vale Real, Santa Clara do Sul, Vespasiano Corrêa, Brochier e Arroio do Meio.

Programação

Na Casa de Cultura

  • 26/03: Noite de Cinema (apresentação de curtasmetragens).
  • 27/03: Cerimônia de Despedida da Corte de Soberanas e lançamento do livro do escritor encantadense Adroaldo Chanan.
  • 30/03: 9h – Inauguração do monumento Leão de São Marcos em frente a Casa de Cultura.
    14h – Show de balonismo no caminhódromo;
    19h – Espetáculo Night Glow – Balões no caminhódromo. Durante o dia ocorre o encontro de motos na praça da bandeira e Show com a Banda Automóvel Verde.
  • 31/03: Show aberto ao público sem cobrança de ingresso na praça da Bandeira.
    16h – Orquestra municipal;
    17h – Lucas Henrique e Guilherme;
    18h30 – Tchê Guri;
    20h – Papas da Língua.

Acompanhe
nossas
redes sociais