“Taquari tem vagas sobrando na educação infantil”, diz prefeito

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

“Taquari tem vagas sobrando na educação infantil”, diz prefeito

Com investimentos na reestruturação de unidades de ensino, município dispõe de 70% da rede em turno integral. Projeta alcançar 90% neste ano

Por

Atualizado sexta-feira,
22 de Março de 2024 às 11:47

“Taquari tem vagas sobrando na educação infantil”, diz prefeito
André Brito, prefeito de Taquari (Foto: Arquivo/A Hora).
Taquari

Enquanto a maioria dos municípios do estado busca estratégias para ampliar as estruturas das escolas de ensino infantil e sanar acabar com as listas de espera, Taquari vive realidade diferente. A cidade não possui fila. Segundo o prefeito André Brito, a abertura de três creches nos últimos anos encerrou o aguardo por vagas.

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, destacou que cerca de 70% da rede municipal atende em turno integral. “Queremos chegar em 90%.” Para esse ano, está prevista mais uma etapa do projeto de implantação do tempo integral.  “Isso dará um apoio e uma garantia maior para as famílias que precisam trabalhar e deixar as crianças nas escolas durante o dia”, garante.

As turmas de primeiro ano das escolas Emílio Schenk, Osvaldo Ferreira Brandão e Timótheo Junqueira dos Santos deverão ter aula nos dois turnos. A ampliação do tempo na escola teve início em 2023 nas escolas La Salle, Pedro Pereira Machado e Álvaro Haubert.

Outro assunto em destaque é a aproximação com o setor empresarial que, segundo Brito, é fundamental para o crescimento econômico de uma região e os reflexos são visíveis por todos os lados. Na entrada da cidade está projetado a construção de cinco novos prédios, além de uma licitação para a próxima semana de um projeto de construção de um prédio com 4 mil metros quadrados que será para a instalação de uma empresa do ramo calçadista. Ainda, um condomínio empresarial que será iniciada a rede elétrica e pavimentação com mais de 17 empresas já habilitadas.

“Empresas originárias da cidade em pleno crescimento e desenvolvimento. O empreendedor é o mais importante da nossa gestão, pois é ele que gera impostos e com impostos você tem saúde, educação, geração de empregos, assistência social, desenvolvimento e uma população em pleno crescimento. Além de investimentos em aviários, dois já implantados e outros em fase de implementação e duplicação de planta”.

Um novo cenário

A lei municipal de incentivos traz benefícios para os investidores, além de uma estrutura de cidade bem montada. Avanço na saúde básica garantindo organização e uma reestruturada com todos os postos de saúde com médicos, enfermeiros, dentistas, além de um hospital em desenvolvimento e crescimento constante. “Tudo isso é possível devido a uma gestão responsável e que trabalha de forma alinhada com o setor produtivo e empresarial. São alguns elementos que fazem com que nossa cidade cresça, além de uma grande formação de uma mão de obra de serviço qualificada”.

Em três anos, foi possível a reestruturação de três escolas, avançamos na educação, cumprimento do piso nacional do magistério, pavimentando de mais de 90 ruas, incentivos para empresas, reconstruindo da UTI do Hospital, restauração do prédio da prefeitura antiga, do prédio do centro da criança e adolescente. “A cidade está virada em um canteiro de obras”.

Para 2024

Estão previstos para este ano investimentos de mais de R$ 6 milhões em incentivos para empresas, além da captação de novas empresas, oferecendo serviços de terraplanagem e construção de prédios. O orçamento previsto no município é de R$ 108 milhões para 2024.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais