“O maior desafio é o mental e estar preparado para o inesperado”

ABRE ASPAS

“O maior desafio é o mental e estar preparado para o inesperado”

Alexandre Lorenzon, 47, natural de Encantado, é servidor público federal e em suas horas vagas é ciclista. Lorenzon pedala há mais de 10 anos e escolheu o ciclismo por ser uma atividade saudável que proporciona contato direto com a natureza. O encantadense saiu para uma viagem há poucos dias, e seu intuito é visitar a maioria dos municípios que compõem o Vale do Taquari em duas semanas. Segundo o ciclista, ele pretende chegar em Encantado no domingo, 31, quando será celebrado o aniversário do município

Por

“O maior desafio é o mental e estar preparado para o inesperado”
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Vale do Taquari

Como surgiu essa ideia?

A ideia da cicloviagem surgiu do estudo da experiência de outros ciclistas, do desejo de se auto desafiar e da simplicidade e conhecimento necessários para que esse modelo de descobrimento tenha sucesso. Adaptar grandes cicloviagens a um roteiro mais regional e interiorano também vem ao encontro de um modelo de experiências em detrimento daquele de simples passagem.

Como será o roteiro da viagem?

O roteiro vai contemplar grande parte dos municípios do Vale do Taquari, valorizando os potenciais turísticos, gastronômicos e econômicos de cada lugar. O início e fim do roteiro serão ambos no município de Encantado, em lugares diferentes sendo a saída do Belvedere de Encantado e a chegada na Igreja Matriz São Pedro.

Como foram os preparativos?

O planejamento já vem sendo realizado há mais de seis meses, entre estudos diversos, escolha de rotas, busca de informações dos municípios e pontos a serem visitados. A preparação da bicicleta, escolha do kit de viagem, preparação física, de alimentação e de divulgação também exigiram muito tempo e dedicação. Agradeço muito ao suporte familiar da esposa e filho e da extensa rede de apoio que tenho para essa viagem sem o qual certamente não seria possível.

O que você pensa que serão os maiores desafios deste projeto?

Quando comecei a planejar a ideia, acreditava que o maior desafio seria o físico. Precisava estar na academia todos os dias, subir as ladeiras mais íngremes sem se cansar e emagrecer muitos quilogramas para aguentar o percurso, mas atualmente vejo que o maior desafio é o mental e estar preparado para o inesperado. Doenças físicas resultantes do esforço contínuo ou acidentes podem até impedir a conclusão do percurso, mas são eventualidades esperadas. Estar distante do conforto da rotina diária e ter que lutar constantemente para que os objetivos finais sejam alcançados, sem se deixar levar pelas adversidades do caminho é, sim, o maior dos desafios.

Acompanhe
nossas
redes sociais