Duas escolas de Lajeado recebem programa 4E de escola em tempo integral

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Duas escolas de Lajeado recebem programa 4E de escola em tempo integral

No primeiro momento, participam alunos do 6º ao 9ºano das Emefs Alfredo Lopes da Silva, do bairro Morro 25, e Francisco Oscar Karnal, do Santo Antônio

Por

Duas escolas de Lajeado recebem programa 4E de escola em tempo integral
Márcia da Luz, supervisora da Educação Fundamental, e Adriana Vettorello, secretária de Educação de Lajeado (Foto: Pedro Rodrigues)
Lajeado

Em atividade desde 8 de março, cerca de 40 alunos da 6º ao 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Alfredo Lopes da Silva, do bairro Morro 25, e Francisco Oscar Karnal, do bairro Santo Antônio, participam de atividades do programa 4E, baseado em escuta, equidade, estímulo e esporte.

Conforme Márcia da Luz, supervisora do Ensino Fundamental de Lajeado, para a idealização do projeto é necessário a busca por parcerias. “Não é de uma hora para outra que a gente consegue abrir duas novas turmas. Há investimentos nisso. Há um impacto financeiro. O programa é para os adolescentes em que olhamos para eles e enxergamos o potencial em cada”, destaca.

Os encontros serão as segundas, quartas e sextas-feiras nas Emefs, à tarde, conduzidos por uma equipe multidisciplinar. As aulas contam com atividades relacionadas ao esporte, música, artes, criação, habilidades socioemocionais, empreendedorismo e recomposição de aprendizagem por meio de atividades lúdicas.

“O Sebrae entra com a presença de especialistas abordando temas como cyberbullying, uso da inteligência artificial, inovação social, diversidade e inclusão, educação empreendedora e comunicação. Diversas oportunidades para desenvolver as habilidades e potencialidades”, reforça Adriana Zanatta Vettorello, secretária de Educação de Lajeado.

Adriana esclarece que, como o projeto é piloto, dando certo, a ideia é ofertar para outras unidades.

Situação escolar no município

A procura por vagas para a educação infantil segue com impasse. De acordo com Adriana, atualmente, na lista de espera para o ensino infantil há 415 crianças. Já no ensino fundamental, não há alunos fora da escola.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais