Abertura da ExpoSanta homenageia voluntários das cheias de 2023

SANTA TEREZA

Abertura da ExpoSanta homenageia voluntários das cheias de 2023

Autoridades inauguraram memorial que representa a gratidão do município ao apoio recebido

Por

Abertura da ExpoSanta homenageia voluntários das cheias de 2023
Fotos: Matheus Giovanella Laste
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O município de Santa Tereza abriu neste sábado, 16, a segunda edição da ExpoSanta, evento que une música, gastronomia, artesanato, produtos locais e diversas atrações. A programação segue neste domingo, 17, dia 20, 22, 23 e 27 de março como forma de comemorar o aniversário de Santa Tereza que completa 32 anos nesse mês. A cidade de 1,5 mil habitantes promoveu a primeira edição da feira no ano passado e reuniu mais de 10 mil pessoas.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Dois Lajeados, Tiago Grando, o prefeito de Vespasiano Corrêa e presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), Tiago Michelon, os deputados estaduais Dirceu Franciscon e Guilherme Pasin e o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini. Em suas apresentações, os políticos ressaltaram a satisfação em estarem presentes no município depois desse período de reconstrução e recomeço.

Para a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, o momento traz muitas lembranças. “Passa um filme na cabeça, um misto de emoções mas que certamente nos dá muito orgulho pelo esforço que o povo dessa terra demonstrou para com a maior tragedia de sua história”, disse. A gestora também salientou como essa segunda edição é especial porque da continuidade ao sonho da população em manter vivo esse que é a maior festividade da cidade.

Memorial aos voluntários

Santa Tereza foi afetada expressivamente pelas enchentes do ano passado, o que colocou dúvidas sobre a realização do evento. A enchente de 4 de setembro de 2023 foi a maior catástrofe que o município já enfrentou. Segundo a prefeita, em termos de prejuízos foram mais de R$ 40 milhões para uma realidade de um orçamento anual de R$ 22 milhões.

Durante a cerimônia de abertura, foi realizado uma homenagem a todos os voluntários que atuaram nas cheias de 2023. “Para ficar registrado o nosso carinho e apreço a todas as pessoas que estenderam a mão no momento mais difícil da história de Santa Teresa”, salienta a prefeita. O município inaugurou na Praça do Porto um memorial em homenagem a eles, em formato de obelisco.

“Este obelisco marca a gratidão e o apreço de todos os santa-terezenses a cada uma dessas pessoas, empresas e entidades, almejando que tragédias semelhantes jamais voltem a ocorrer. Também transmitimos, por esta edificação, o desejo de proteção e defesa a esta terra e sua gente”, informa parte do texto gravado no monumento.

Galeria

Foto: Matheus Giovanella Laste Foto: Matheus Giovanella Laste Foto: Matheus Giovanella Laste Foto: Matheus Giovanella Laste Foto: Matheus Giovanella Laste Foto: Matheus Giovanella Laste

Acompanhe
nossas
redes sociais