“Minha maior inspiração sempre foi a minha família”

ABRE ASPAS

“Minha maior inspiração sempre foi a minha família”

Ex-estudante do Ceat, João Vítor Ritter Dick, 18, mora hoje em Fortaleza, onde estuda para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). No início deste ano, ele já foi aprovado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Engenharia Química e na Universidade Federal de Minas Gerais, em Engenharia Aeroespacial. Apesar das recentes conquistas, o ex-morador de Lajeado continua os estudos para realizar o sonho de entrar no ITA

Por

“Minha maior inspiração sempre foi a minha família”
Foto: acervo pessoal

Como surgiu o interesse na área?

O interesse nessa área em específico é parte de um processo de maturação das minhas ideias. A minha aptidão sempre passou pelas exatas, embora não pensasse diretamente em alguma profissão, ao passar dos anos, com os vestibulares chegando, fui analisando algumas opções e acredito que eu tomei aquela que melhor se encaixa no meu perfil. Sobre as atividades, fiz algumas olimpíadas científicas que me ajudaram a pensar melhor o meu futuro.

Você já estuda fora, e está longe de casa, como fica a família?

Acredito que naturalmente chegaria esse momento. A saudade aperta, é difícil, mas aconteceria cedo ou tarde. E com o apoio dos meus pais e dos meus irmãos tudo fica mais fácil.

Qual o seu maior sonho nesta área? Comente sobre o que quer fazer no ITA e depois dele…

Meu sonho não é específico em alguma área, meu desejo é conseguir influenciar o mundo de uma maneira positiva e causar um impacto que beneficie a sociedade de alguma forma. Quanto ao ITA, fica difícil falar porque não estou lá ainda, mas pretendo sair de lá com a capacidade de cumprir tudo isso que desejo.

Como você se preparou para os vestibulares? Como está a preparação para o ITA?

A minha preparação foi voltada para a prova do ITA. Como é uma prova com um nível bastante alto, os outros vestibulares acabaram sendo contemplados também. Para o meu preparo, foquei principalmente na resolução das provas anteriores da instituição. Assim, consegui passar em algumas faculdades, como na UFRGS e UNICAMP (engenharia química) e na UFMG (engenharia aeroespacial). Atualmente, estou em Fortaleza fazendo a Turma ITA, como bolsista no Farias Brito, me preparando para fazer a prova novamente esse ano.

Você tem inspirações?

Tenho uma profunda admiração a todos os professores que eu tive durante a minha trajetória no colégio, tanto em Lajeado, no Ceat, como na cidade de Alegrete, no CDC, sou muito grato a eles. Mas a minha maior inspiração sempre foi a minha família, em todos os sentidos possíveis, eles são exemplos para mim, tudo que eu consegui e sou devo a eles.

Acompanhe
nossas
redes sociais